Docentes do PPGEEB

Docentes Credenciados no PPGEEB 

Atualizado em 06 de outubro de 2023

Coordenação: Prof. Dr. Glauco Roberto Gonçalves

Vice-Coordenação: Profa. Dra. Anna Maria Dias Vreeswijk

Secretaria: Wederson Carlos Ferreira Pinheiro e Alessandra da Silva Carrijo

 

Nome/E-mail

(Clique no nome para acessar o currículo lattes)

Formação

Áreas de Interesse de Pesquisa

ALMIRO SCHULZ

almiroschulz@ufg.br

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP.

Formação de professores. Ensino de filosofia. Educação e ética.

ANA PAULA SALLES DA SILVA

aninhasalless@ufg.br

Doutora em Educação Física pela. Universidade Federal de Santa Catarina.

Esporte Adaptado ou Paralímpico. Tecnologias Digitais e Mídias na Educação Física. Educação Física inclusiva.

ANNA MARIA DIAS VREESWIJK

annamdv@ufg.br

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e graduada em História pela UFG.

Ensino de história. Relações de gênero e étnico-raciais na educação básica.

ANEGLEYCE TEODORO

anegleyce@ufg.br

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG

Metodologia de Ensino de Educação Física Escolar. Currículo, Didática e organização do trabalho pedagógico. Política educacional. Formação de professores de Educação Física e prática pedagógica

CÉLIA SEBASTIANA SILVA

celiasilva@ufg.br

Doutora em Literatura pela UnB, Mestre em Estudos Literários pela UFG e Graduada em Letras pela UEG.

Literatura e ensino. Formação de leitores. Literatura infantil e juvenil. Letramento literário. Poesia moderna e contemporânea na escola

CLÊIDNA APARECIDA DE LIMA

cleidna@ufg.br

Doutora em Educação (PPGE/UFG). Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, área de Antropologia (PUC- GO). Especialista em Educação Infantil (PUC- GO). Graduada em Pedagogia (FAFISP-GO).

Formação de professores. Sociologia da Literatura; Ensino de História nos Anos Iniciais; Práticas de leitura e contação de histórias; Campos culturais e a produção de bens simbólicos; Patrimônio Cultural (Imaterial); Métodos e Técnicas de Ensino; Saberes Tradicionais na Perspectiva da Antropologia Social; Literatura e infância Sociologia da Educação

DANILO RABELO

rabelodanilo62@ufg.br

Doutor em História pela Universidade de Brasília (2006), Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (1997), Graduação em História e Estudos Sociais pela PUC-GO (1991).

Direitos Humanos. Educação para as relações étnico-raciais. Religiosidade. Ensino de História. Ensino de Sociologia

ELISABETH CRISTINA DE FARIA

beth@ufg.br

 

Doutora em Educação Matemática – PUC/SP (2012). Mestre em Educação Brasileira – FE/UFG (2000). Especialista em Modelagem e Etnomatemática - PUC/Campinas (1996). Licenciada em Matemática – IME/UFG (1995).

 

Formação de professores de Matemática. Educação inclusiva. Tecnologia e educação

ELISANDRA FILETTI MOURA

elisandra_filetti@ufg.br

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

Língua em uso (Descrição e análise funcional da língua em situações reais de comunicação). Ensino de língua portuguesa em sala de aula. Formação de professores.

ELSON RODRIGUES OLANDA

eolanda@ufg.br

Licenciado em Geografia (UFG), Especialista em Metodologia do Ensino (UFG), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente.

Ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Análise de livro didático de Geografia. Cidade e Ensino de Geografia.

EVANDSON PAIVA FERREIRA

evandson@ufg.br

Licenciado em Filosofia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Filosofia e Formação Humana. Filosofia, Ensino e Educação Escolar. Filosofia da Educação. Escola, Ensino e Modernidade.

FERNANDA CRUVINEL PIMENTEL

fernandacruvinel@ufg.br

Doutora em Educação e mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB).

Currículo de Educação Física na educação básica. Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino médio. Educação a distância e tecnologias de informação e comunicação.

GLAUCO ROBERTO GONÇALVES

glauco.goncalves@ufg.br

Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo.

Educação Democrática. Ensino de Geografia. Vida cotidiana e espaço urbano. Políticas públicas educacionais. Relações entre espaço, economia e educação.

ILMA SOCORRO GONÇALVES VIEIRA

ilmavieira@ufg.br

Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Literários, pela FL/UFG).

Literatura, formação humana e educação.  Literatura Infantil e Juvenil e a formação de leitores na Educação Básica.

JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI

jaqueline@ufg.br

Licenciada em Matemática (UFG). Mestre em Educação (UFMG). Doutora em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática pela Universidade de Barcelona/ES. Pós-doutorado pela PUC/SP.

Educação Matemática Inclusiva. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Formação de Professores.

LETÍCIA DE SOUZA GONÇALVES

lesogoncalves@ufg.br

Doutora em Letras pela UNESP/Assis.

Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Estudos de gênero. Literatura e ensino.

MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR

margonjunior@ufg.br

Doutor em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação (UEL-PR). Licenciatura em Matemática (UNESP-SP).

Pesquisa Narrativa e Pesquisa (auto)biográfico-narrativa em Educação Matemática. Desenvolvimento Profissional e trajetórias de vida de professores que ensinam matemática. Resolução de Problemas, Investigação Matemática em sala de aula e Jogos como estratégias de ensino da matemática.

MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO

maria.carvalho@ufg.br

Doutora em Educação pela UFG, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/UFG.

Educação Básica: educação infantil e anos iniciais EF. Alfabetização e Letramento. Psicanálise, Cinema e infância.

MOEMA GOMES MORAES

moema@ufg.br

Licenciada em Matemática (PUC-GO), Mestre em Ciências da Educação Superior (U H), Doutora em Educação PUC-GO.

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Formação de Professores.

NEWTON FREIRE MURCE FILHO

murce@ufg.br

Pós-Doutor em Educação (UFMG). Doutor em Linguística (Unicamp) Mestre em Linguística Aplicada (Unicamp)Graduado em Letras (UFG).

Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Literatura infantil e juvenil. Artes Cênicas. Linguagem e Psicanálise.

ROBERTA CARVALHO CRUVINEL

roberta.cruvinel@ufg.br

Pós-doutora em Linguística pela UnB; Doutora em Letras e Linguística pela UFG; Mestre em Linguística Aplicada pela UnB e Licenciada em Letras Port./Ing. pela PUC-GO.

Ensino e Aprendizagem de Línguas. Formação de Professores de Línguas. Linguagens e Identidades. Crenças e Experiências sobre aprendizagem de línguas. Ensino de Línguas a Distância.

SILVANA MATIAS FREIRE

silvanaf@ufg.br

Doutora em Liguística /Unicamp-SP.

Subjetividade implicadas na aquisição de linguagem. Ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira.

VANESSA HELENA SANTANA DALLA DÉA

vanessasantana@ufg.br

Graduada, mestre e doutora em Educação Física/Unicamp-SP. Pós-doutorado em Educação e Tecnologias/ UFRJ.

Inclusão, Acessibilidade e Educação Física.

VIVIANNE FLEURY DE FARIA

vivianne_fleury_faria@ufg.br

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília.

Literatura e ensino. Formação de leitores. Literatura Brasileira. Literatura Comparada.

WANDERLEY A. SANTOS

profwanderley@ufg.br

Doutor em Pintura pela Universidade de Vigo – Faculdade de Belas Artes/Espanha, Mestre em Ensino na Educação Básica, Especialista em Educação Especial de Talentosos e Bem-dotados, Especialista em Arteterapia na Educação Especial. Licenciado em Artes Plásticas.

A arte da história em quadrinhos e literatura na Educação Básica. Artes visuais no Ensino Básico. Tecnologias Contemporâneas Aplicadas na Formação Docente em Artes Visuais. Altas Habilidades / superdotação. Cultura visual.