Defesa da Dissertação

Updated at 04/07/20 12:03 .

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

A defesa do produto final será feita em sessão pública, salvo nos casos de conhecimentos sensíveis de interesse da sociedade e do Estado brasileiro, circunstância em que deverão ser seguidos os procedimentos estabelecidos por norma especifica da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação.

REQUERIMENTO

Segundo o Art. 41 do regulamento do PPGEEB, para a solicitação da defesa pública do produto final deverão ser respeitadas as seguintes exigências:

I. O discente deve preencher, com 30 dias de antecedência da data marcada para a defesa, o  formulário de solicitação de defesa (clique aqui) e entregá-lo na Secretaria do PPGEEB com sua assinatura.  O docente deve abrir um Processo via SEI (Sistema Eletrônico de Informações), com pelo menos 20 dias de antecedência, solicitando a defesa (clique para ver o tutorial)

II. O discente deve entregar, junto com a solicitação de defesa, 01 (uma) cópia digital da dissertação idêntica à encaminhada para a banca;

III. O discente deve ter sido aprovado em Exame de Qualificação;

IV. O discente deve ter integralizado os créditos exigidos pelo Programa.

COMISSÃO EXAMINADORA

O produto final será julgado por uma comissão examinadora composta, no mínimo, por 3 (três) examinadores, sendo, pelo menos, um externo ao Programa ou à UFG, de acordo com o seguinte:

1. O(s) coorientador(es) poderá(ão) integrar a comissão examinadora, mas não será(ão) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes previsto. Ou seja, são necessários 3 examinadores, excetuando-se os coorientadores.

2. As comissões examinadoras de Mestrado terão um examinador suplente interno e um suplente externo ao Programa de Pós-Graduação.

3. Os examinadores deverão ser portadores do título de Doutor ou equivalente, admitindo-se, excepcionalmente, a participação de mestres, desde que de reconhecida competência científica no campo específico e avaliada pela Câmara Superior de Pesquisa e Pós-graduação (CSPPG).

4. A participação dos avaliadores que integram a comissão examinadora poderá ocorrer por meio de videoconferência, mediante solicitação do orientador à Coordenação do Programa de Pós-graduação, aprovação na CPG e registro específico na ata da sessão pública de defesa.

5. Os Coorientadores deverão ter os seus nomes registrados nos exemplares da Dissertação e na Ata da defesa. Na impossibilidade de participação do Orientador, este será substituído, quando houver, pelo Coorientador e, na impossibilidade dessa substituição, por um docente do programa designado pela coordenadoria (ou ad referendum pela coordenação) do programa

EXEMPLARES PARA A DEFESA

Os exemplares da Dissertação e do Produto Educacional para a defesa deverão ser entregues pelo candidato diretamente aos membros da banca examinadora (orientador, membros titulares e membros suplentes) com pelo menos 15 (trinta) dias de antecedência à data da defesa.

Recomendamos que os exemplares para defesa sejam confeccionados segundo as normas definidas na Resolução 001/2019 e também de acordo com orientações de formatação disponíveis na sessão “Orientações Pós-Defesa”.

A ficha catalográfica deverá ser confeccionada somente após a defesa, por ocasião da entrega do exemplar final.

RESULTADO DA DEFESA

O resultado do julgamento do produto final será expresso por uma das seguintes avaliações:

I. aprovado;

II. reprovado.

A aprovação ou reprovação deverá ser baseada em avaliação individual feita pelos membros da comissão examinadora.

Será considerado aprovado na defesa do produto final o estudante que obtiver aprovação por maioria da comissão examinadora.

O ato público da defesa do produto final e a sua aprovação concedem ao candidato o título de Mestre.

O estudante terá até trinta (30) dias para entregar uma versão finalizada da dissertação, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos examinadores durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Biblioteca da UFG.

No caso de reprovação, a comissão examinadora deverá emitir parecer consubstanciado justificando a decisão, que constará como anexo da ata da sessão pública.

DEFESAS por WEB CONFERÊNCIA

Você pode realizar sua Defesa por Web Conferência. Clique aqui!

Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação e de Produto Educacional

Segundo o artigo 26o do regulamento do PPGEEB (Resolução 1471/2017), o estudante poderá solicitar prorrogação de prazo, em caráter excepcional, para as providências de conclusão do produto final, desde que já tenha integralizado todos os créditos em disciplinas e preferencialmente após aprovação no Exame de Qualificação. Acesse o Regulamento para maiores  informações sobre prorrogação.

Para solicitar a prorrogação, clique aqui!