Orientações Pós-defesa para solicitação de diploma 

Updated at 05/04/20 12:28 .

Orientações Pós-defesa para solicitação de diploma 

As orientações que aqui se apresentam foram elaboradas a partir do Regulamento do PPGEEB (Resolução CEPEC n. 1471) e da Resolução PPGEEB/CEPAE Nº 001/2019, que normaliza a apresentação, validação registro, acesso e utilização da Dissertação e dos Produtos Educacionais do PPGEEBO prazo para atendê-las e enviar a versão final da Dissertação e do Produto é até 30 dias após a data de defesa. 

 

Orientações:

  1. Corrigir a Dissertação e o Produto Educacional, conforme orientações da banca e solicitar o aval do orientador.
  2. Formatar a dissertação de acordo com o documento “Elementos Pré-Textuais da Dissertação
    • A linha de pesquisa e a área de concentração devem ser IDÊNTICAS a do histórico escolar. Confira seu histórico escolar!
    • Atenção! A dissertação deve conter o Produto Educacional como Apêndice.
    • O resumo da Dissertação deve fazer menção ao produto (regra CAPES)
  3. Formatar o Produto Educacional (ou os Produtos Educacionais) de acordo com o Documento "Elementos Pré-Textuais do Produto Educacional".
    • Atenção! O Produto Educacional também deve ser apresentado em um documento separado da dissertação, como se fosse uma obra única. O Produto, ao ser lido, deve ser compreensível sem necessidade de leitura da dissertação (regra CAPES).
    • O Produto Educacional deve ser registrado na plataforma EduCApes (https://educapes.capes.gov.br/) e, se for o caso, conter outras indicações de registro como ISBN, ISSN, ANCINE, registro de domínio etc. O registro na plataforma EduCAPES gera um link que deve ser informado nesse arquivo, no elementos pré-textuais do Produto.
    • Caso o Produto não possa ser impresso (jogos, vídeos, etc), ainda assim é necessário que as informações pré-textuais sejam apresentadas. O texto do produto (tanto o que está no apêndice da dissertação quanto o que estiver no arquivo com o produto deve conter descrições que permitam reproduzi-lo e utilizá-lo em condições de sala de aula). 
  4. Enviar cópia da Dissertação e do Produto Educacional para os e-mails da Coordenação (coordenacaoppgeeb.ufg@gmail.com) e da Secretaria do PPGEEB (ppgeeb.cepae.ufg@gmail.com)
    • Aguardar a aprovação desses dois documentos, em até cinco dias úteis.
  5. Após aprovação da Dissertação pela coordenação, solicitar o TEDE e a Ficha Catalográfica da Dissertação através do site da Biblioteca Central da UFG (https://bc.ufg.br/p/3398-ficha-catalografica).
  6. Depositar a Dissertação no repositório da Biblioteca Central da UFG.
  7. Após aprovação do Produto Educacional pela coordenação, solicitar a Ficha Catalográfica do Produto Educacional exclusivamente por meio do seguinte email: protec.bc@ufg.br 
    • Envie o arquivo do Produto Educacional (com os elementos pré-textuais, conforme aprovado pela coordenação e secretaria) para esse email. Em caso de produtos não bibliográficos, como vídeos, softwares, etc, por favor, informe isso de forma explícita no email e dentro do Produto Educacional
  8. Entregar, até 30(TRINTA) dias após a defesa, na Secretaria do PPGEEB, a versão definitiva da Dissertação, do seguinte modo:
    • Entregar 01 Pen Drive, contendo dois arquivos, em formato PDF:
      • um dos arquivos deve ser a Dissertação, contendo o Produto Educacional como Apêndice;
      • o outro arquivo deve conter somente o Produto Educacional (ou produtos educacionais). 
      • Identifique o pen drive com uma etiqueta, contendo seu nome completo, número de matrícula e conteúdo do pen drive (ex: Clara Nunes, n. 201902034,  Dissertação)
    • Enviar novamente para o email da coordenação e da secretaria os dois arquivos em versão final
  9. Tanto o Produto quanto a Dissertação serão publicados no site do PPGEEEB (https://pos.cepae.ufg.br/). Deste modo, o orientador e o discente devem informar casos de Produtos que não possam ser publicados, com a respectiva justificativa.
  10. Além da publicação do Produto no site do programa, é obrigatório publicá-lo no EduCAPES (https://educapes.capes.gov.br) e recomenda-se publicá-lo também em outros repositórios, Instituições Nacionais, Internacionais, Universidadesou domínios do governo na esfera local, regional, ou federal. Exemplos de repositórios são: Portal EduCapes; Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Vérsila Biblioteca Digital, Arca (Fiocruz), RIVED, LabVirt (USP), Multimeios, Escola Digital, Biblioteca Digital de Ciências (Unicamp), ChemCollective (USA), ITSON (México), JORUM (UK), entre outros.
  11. Sem a entrega da versão final, de acordo como as normas descritas acima, o diploma não poderá ser emitido.
  12. O discente deve apresentar também Requerimento para expedição de diploma do mestrado (https://pos.cepae.ufg.br/p/11611-formularios)
  13. Fazer o lançamento das publicações no currículo lattes. É de responsabilidade do discente manter o Lattes sempre atualizado, mesmo depois do desligamento do PPG. Estas informações são importantes para o preenchimento da Plataforma Sucupira, influenciando no processo de avaliação Quadrienal do PPGEEB.
  14. Documentos para Emissão de Diplomas de Mestrado PRPG/UFG
    • Além do Pen Drive anterior, com a dissertação e o produto, deve-se entregar um segundo Pen Drive contendo a cópia digital dos seguintes Documentos (Grave cada arquivo separadamente, em pdf)
    • Identifique o pen drive com uma etiqueta, contendo seu nome completo, número de matrícula e conteúdo do pen drive
    • Os documentos a serem entregues são: 

Obs: Para Alunos Estrangeiros as orientações são praticamente as mesmas, com exceção dos documentos de identificação: Alunos com Visto Temporário: apresentar cópia do Passaporte, do Visto Temporário (observar a data de validade), e cópia do CPF, todos autenticados. Apresentar documento que comprove a naturalidade, caso o Visto não tenha; o Número do Passaporte deve constar como documento de Identificação no Histórico Escolar da Pós-Graduação; Alunos com Visto Permanente: apresentar Visto Permanente, cópia do CPF e de Revalidação do Diploma de Graduação no Brasil – todos autenticados.