mini_seminario

III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES DO MESTRADO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEEB/CEPAE/UFG

                            IIIseminario_mestrado_cepae


COORDENADORES: PROFA. DRA. VIVIANNE FLEURY
PROF. ELSON OLANDA


DATA DE REALIZAÇÃO: 31 DE MAIO DE 2016
LOCAL: CEPAE/UFG
HORÁRIO: DAS 13H ÀS 18H

 

Ficha de inscrição

Para ter acesso, CLIQUE AQUI (Aluno regular não precisa fazer a inscrição)


Público alvo
Alunos das turmas de mestrado de 2015 e 2016 com apresentação dos projetos e de ouvintes que tenham interesse nos temas em discussão (alunos especiais, estudantes, professores e outras pessoas interessadas na temática e na seleção do programa)


Proposta
Este seminário é uma atividade de extensão que busca promover a socialização, discussão e divulgação dos projetos de pesquisa dos mestrandos do programa. Este evento é aberto à participação de quaisquer profissionais interessados na temática do Ensino na Educação Básica. É, também, uma atividade curricular complementar que visa contribuir com a elaboração dos trabalhos de dissertação em andamento.


Justificativa
O Seminário do PPGEEB/CEPAE/UFG possibilita o aprimoramento e a qualificação dos mestrandos ao apresentarem resultados para suas dissertações. Esse momento é importante para fortalecer suas pesquisas e apresentar resultados parciais de seus trabalhos desenvolvidos no curso de mestrado. Além disso, o Seminário promove a discussão sobre o Ensino na Educação Básica e visa divulgar o programa e os trabalhos acadêmicos para a comunidade interessada.


Objetivos
- Socializar, discutir e divulgar o projeto de pesquisa dos mestrandos da turma 2015 e contribuir com propostas para a sua concretização;
- Promover debates, com a presença de professores, alunos e respectivos orientadores, a respeito dos encaminhamentos das pesquisas com a finalidade de fornecer contribuições à elaboração dos trabalhos;
- Integrar os alunos da turma de 2016 às atividades de pós-graduação.
- Cumprir o desenvolvimento de atividades que complementam o ensino em nível de pós-graduação.
- Divulgar e debater a temática do Ensino na Educação Básica.


Metodologia
Apresentação oral de projetos de pesquisa dos mestrandos (turma de 2015) e discussão coordenada pelos professores do programa. Esses trabalhos serão publicados nos anais do III Seminário da PPGEEB/CEPAE/UFG e na página eletrônica do programa.
Todos os alunos das turmas de 2015 e 2016 do programa serão inscritos pela Coordenação do Seminário. Os da turma de 2016 serão inscritos como ouvintes, os alunos da turma de 2015 serão inscritos para apresentação de trabalho.
O evento também estará aberto para interessados, externos ao Programa, participarem como ouvintes. Inscrições para participantes ouvintes (alunos especiais e pessoas interessadas não vinculadas ao PPGEEB/CEPAE/UFG) pelo e-mail: ppgeebcepae.inscrição2016@gmail.com
As apresentações serão divididas em salas com temáticas aproximadas. Em cada sala, além dos apresentadores de trabalhos, participantes, orientadores, haverá um coordenador (professor do próprio programa), que será responsável em organizar, direcionar e coordenar a discussão. Haverá também um monitor (aluno da turma de 2016) para auxiliar a realização das atividades na sessão. O coordenador do grupo terá acesso prévio, para leitura, aos resumos expandidos das apresentações dos trabalhos.
 Alunos da turma de 2015 – todos farão uma apresentação oral sobre o seu projeto de pesquisa de mestrado e as ações já desenvolvidas. Deverão também enviar para a organização do evento, nos prazos abaixo estipulados, o RESUMO SIMPLES E EXPANDIDO de suas pesquisas/trabalhos. Estes resumos devem ser enviados para o email: ppgeebcepae.2016@gmail.com


ATENÇÃO:
O ALUNO DEVERÁ ENVIAR UMA MENSAGEM (EMAIL) PARA CADA TIPO DE RESUMO E ESCREVER NO ASSUNTO DO E.MAIL APENAS RESUMO SIMPLES OU RESUMO EXPANDIDO.
A REVISÃO ORTOGRÁFICA E ESTRUTURAL DO TEXTO É DE TOTAL RESPONSABILIDADE DO AUTOR E DO ORIENTADOR.
O RESUMO SIMPLES EM PORTUGUÊS (MÁXIMO 300 PALAVRAS) DEVE SER ENVIADO ATÉ 22 DE ABRIL DE 2016, E O RESUMO EXPANDIDO, EM PORTUGUÊS, ATÉ DIA 13 DE MAIO.
OS RESUMOS DEVERÃO SER REDIGIDOS CONFORME AS NORMAS ESTIPULADAS AO FINAL DESSAS ORIENTAÇÕES.
Os trabalhos apresentados serão distribuídos em cinco salas, com quatro apresentadores em cada uma e um professor coordenador da sala. Esta organização se dará de acordo com a proximidade das temáticas pesquisadas. Os mestrandos terão quinze minutos para a exposição. Em seguida, o coordenador da sala poderá fazer uma apreciação do trabalho ou já abrir o debate com os demais participantes e, após um tempo determinado para a discussão, o apresentador do trabalho terá em torno de cinco minutos para fazer as suas considerações finais. O coordenador deverá reservar quinze minutos finais da sessão para uma rápida avaliação do evento e encerrar o seminário na própria sala de apresentação dos trabalhos.
Alunos da turma de 2016 – todos devem participar como ouvintes e monitores do evento, conforme a organização e divisão do trabalho das atividades elaborada pela comissão do evento responsável pelos monitores.
 Docentes do programa - Todos os professores da Coordenadoria do mestrado, independentemente de terem orientandos no curso de mestrado e mediante a sua disponibilidade, deverão escolher uma das salas de apresentação oral dos alunos e participar das sessões com a possibilidade de dialogar e contribuir com os encaminhamentos dos trabalhos apresentados. É recomendável que os orientadores acompanhem seus orientandos.


Cronograma
Planejamento – mês de março
Divulgação e inscrições – meses de abril e maio
Realização do evento - mês de maio
Elaboração do Relatório - mês de junho
A programação será divulgada em breve.


Inscrição e Submissão de Trabalhos do III Seminário do PPGEEB


NORMAS PARA O RESUMO SIMPLES
Digitados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, parágrafo único e justificado, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm. Máximo de 300 palavras.
Deverão atender à seguinte composição:
 Título do trabalho: todo em maiúsculo e em negrito, centralizado .
 Identificação: à direita e em diferentes linhas, nomes do orientando e do/a orientador/a, seguidos das siglas do Programa e da Instituição e dos endereços eletrônicos.
 Texto: com apresentação do problema de pesquisa, objeto de investigação, objetivos, marco teórico, metodologia e considerações sobre as ações já desenvolvidas.
 Palavras-chave: três ou quatro palavras com iniciais minúsculas e separadas por ponto.


NORMAS PARA O RESUMO EXPANDIDO
Digitados em Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, justificado, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2cm.
a. Título do trabalho: todo em maiúsculo e em negrito, centralizado.
b. Identificação: à direita e em diferentes linhas, nomes do orientando e do/a orientador/a, seguidos das siglas do Programa e da Instituição e dos endereços eletrônicos.
Texto: com mínimo de quatro e máximo de cinco páginas, deverá contemplar introdução, com apresentação do problema de pesquisa, objeto de investigação, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e considerações sobre o produto educacional, fruto da pesquisa científica. Poderá ser subdividido em seções.
Palavras-chave: entre três e cinco palavras, com iniciais minúsculas e separadas por ponto.
Referências: de acordo com as normas mais atualizadas da ABNT.

 


COORDENAÇÃO DO III SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO DO PPGEEB/CEPAE/UFG