Orientações Pós-defesa para solicitação de diploma 

Orientações Pós-defesa para solicitação de diploma 

As orientações que aqui se apresentam foram elaboradas a partir do Regulamento do PPGEEB (Resolução CEPEC n. 1471) e da Resolução PPGEEB/CEPAE Nº 001/2019, que normaliza a apresentação, validação registro, acesso e utilização da Dissertação e dos Produtos Educacionais do PPGEEBO prazo para atendê-las e enviar a versão final da Dissertação e do Produto é até 30 dias após a data de defesa. 

 

Orientações:

  1. Enviar para a o email da secretaria (ppgeeb.cepae.ufg@gmail.com) cada um dos seguintes documentos, digitalizados em arquivos separados, do tipo "pdf.",  para dar início ao processo de Emissão de Diploma: 
    • RG (frente e verso)
    • CPF (frente e verso)
    • Diploma do Curso de Graduação
    • Currículo Lattes atualizado (Faça o lançamento de todas as publicações e eventos no currículo lattes. É de responsabilidade do discente manter o Lattes sempre atualizado, mesmo depois do desligamento do PPG. Estas informações são importantes para o preenchimento da Plataforma Sucupira, influenciando no processo de avaliação Quadrienal do PPGEEB)
    • Obs: todos os documentos devem estar em arquivos separados, em formato pdf
    • Obs 2: Para Alunos Estrangeiros:
      • Alunos com Visto Temporário: apresentar cópia do Passaporte, do Visto Temporário (observar a data de validade), e cópia do CPF, todos autenticados. Apresentar documento que comprove a naturalidade, caso o Visto não tenha; o Número do Passaporte deve constar como documento de Identificação no Histórico Escolar da Pós-Graduação;
      • Alunos com Visto Permanente: apresentar Visto Permanente, cópia do CPF e de Revalidação do Diploma de Graduação no Brasil – todos autenticados.
  2. Corrigir a Dissertação e o Produto Educacional, conforme orientações da banca e solicitar o aval do orientador.
  3. Formatar a dissertação de acordo com o documento “Elementos Pré-Textuais da Dissertação
    • A linha de pesquisa e a área de concentração devem ser IDÊNTICAS a do histórico escolar. Confira seu histórico escolar!
    • Atenção! A dissertação deve conter o Produto Educacional como Apêndice. Formate o produto conforme o tópico 4 e insira o documento como apêndice na dissertação.
    • O resumo da Dissertação deve fazer menção ao produto (regra CAPES), portanto, dentro do resumo da dissertação, insira o título completo do(s) produto(s), use a expressão "Produto educacional" para se referir a ele(s) e escreva também o(s) tipo do(s) produto(s). 
  4. Formatar o Produto Educacional (ou os Produtos Educacionais) de acordo com o Documento "Elementos Pré-Textuais do Produto Educacional".  Se você tiver produzido mais de um produto educacional, faça um documento para cada produto.  
    • Atenção! O Produto Educacional também deve ser apresentado em um documento separado da dissertação, como se fosse uma obra única. O Produto, ao ser lido, deve ser compreensível sem necessidade de leitura da dissertação (regra CAPES).
    • O resumo do Produto Educacional deve fazer menção à Dissertação (regra CAPES) da qual é fruto, portanto, no texto do resumo, insira o título completo da dissertação, o nome do programa de pós-graduação, a instituição (CEPAE/UFG), o nível (mestrado ou doutorado) e o ano de defesa.
    • O Produto Educacional deve ser registrado na plataforma EduCApes (https://educapes.capes.gov.br/) e, se for o caso, conter outras indicações de registro como ISBN, ISSN, ANCINE, registro de domínio etc. O registro na plataforma EduCAPES gera um link que deve ser informado nesse arquivo, no elementos pré-textuais do Produto. E gera também um licença Creative Comons, que deve ser informada como registro do produto, no local indicado nos elementos pré-textuais.
    • Sugerimos publicar o Produto Educacional também em outros repositórios, Instituições Nacionais, Internacionais, Universidades ou domínios do governo na esfera local, regional, ou federal. Exemplos de repositórios são: Portal EduCapes; Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Vérsila Biblioteca Digital, Arca (Fiocruz), RIVED, LabVirt (USP), Multimeios, Escola Digital, Biblioteca Digital de Ciências (Unicamp), ChemCollective (USA), ITSON (México), JORUM (UK), entre outros. Caso algum desses registro aconteça, deve-se informar os detalhes nos "Elementos pré-textuais do Produto Educacional"
    • Caso o Produto não possa ser impresso (jogos, vídeos, etc), ainda assim é necessário que as informações pré-textuais sejam apresentadas. O texto do produto (tanto o que está no apêndice da dissertação quanto o que estiver no arquivo com o produto deve conter descrições que permitam reproduzi-lo e utilizá-lo em condições de sala de aula). 
  5. Enviar cópia da Dissertação e do Produto Educacional para o e-mail da Coordenação (coordenacaoppgeeb.ufg@gmail.com). Insira no assunto: "1o Verificação
    • Aguardar a aprovação desses dois documentos, em até cinco dias úteis.
  6. Após a aprovação da Dissertação pela coordenação, solicitar a Ficha Catalográfica da Dissertação através do site da Biblioteca Central da UFG (https://bc.ufg.br/p/3398-ficha-catalografica) e inserir a ficha na dissertação.
  7. Após aprovação do Produto Educacional pela coordenação, solicitar a Ficha Catalográfica do Produto Educacional exclusivamente por meio do seguinte email: protec.bc@ufg.br 
    • Envie o arquivo do Produto Educacional (com os elementos pré-textuais, conforme aprovado pela coordenação ) para esse email. Em caso de produtos não bibliográficos, como vídeos, softwares, etc, por favor, informe isso de forma explícita no email e dentro do Produto Educacional.
  8. Depois das fichas catalográficas prontas e inseridas nos documentos, envie um email para a Secretaria do PPGEEB (email: ppgeeb.cepae.ufg@gmail.com) solicitando o TECA. (Insira "TECA - solicitação" no assunto do email). Siga as orientações da secretaria para assinar esse documento e, depois de pronto, insira o TECA na Dissertação.
  9. Enviar novamente para o email da coordenação (coordenacaoppgeeb.ufg@gmail.com) os dois arquivos em versão final e aguarde a confirmação da última verificação. Insira no assunto do email: Verificação Final. 
  10. Com a aprovação dos documentos, a coordenação autorizará a secretaria a solicitar a emissão de Diploma para a PRPG.
  11. O diploma deverá ser retirado pelo aluno no CGA (Centro de Gestão Acadêmica) (telefone 3521-1074). Acompanhe o processo por meio desse telefone ou envie uma mensagem para a Secretaria do PPGEEB.
  12. Até 30(TRINTA) dias após a defesa, entregar na Secretaria do PPGEEB a versão definitiva da Dissertação e do Produto, do seguinte modo:
    • Entregar 01 Pen Drive, contendo dois arquivos, em formato PDF:
      • um dos arquivos deve ser a Dissertação, contendo o Produto Educacional como Apêndice;
      • o outro arquivo deve conter somente o Produto Educacional (ou produtos educacionais). 
      • Identifique o pen drive com uma etiqueta, contendo seu nome completo, número de matrícula e conteúdo do pen drive (ex: Clara Nunes, n. 201902034,  Dissertação)
    • Obs: Durante a pandemia, esse prazo foi estendido para 90 dias
    • Obs 2: Durante a pandemia, a secretaria não está atendendo presencialmente. Assim, faça essa entrega somente quando o serviço for regularizado.
  13. Tanto o Produto quanto a Dissertação serão publicados no site do PPGEEEB (https://pos.cepae.ufg.br/). Deste modo, o orientador e o discente devem informar casos de Produtos que não possam ser publicados, com a respectiva justificativa. 
  14. Sem a entrega da versão final, de acordo como as normas descritas acima, o diploma não poderá ser emitido.

 

 

Se você tem dúvidas sobre a formatação e a entrega da Dissertação e do Produto, clique aqui!