Weby shortcut

Defesa da Dissertação

Atualizado em 17/06/17 16:14.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

A defesa do produto final será feita em sessão pública, salvo nos casos de conhecimentos sensíveis de interesse da sociedade e do Estado brasileiro, circunstância em que deverão ser seguidos os procedimentos estabelecidos por norma especifica da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação.

 

REQUERIMENTO

Segundo o Art. 41 do regulamento do PPGEEB, para a solicitação da defesa pública do produto final deverão ser respeitadas as seguintes exigências:

I. entregar, com 30 dias de antecedência da data marcada, na Secretaria do Programa o requerimento de solicitação de defesa de dissertação, dirigido ao Coordenador, assinado tanto pelo orientador quanto pelo orientando;

II. entregar, junto com o requerimento de defesa, 01 (uma) cópia digital da dissertação idêntica à encaminhada para a banca, a Ficha de Dados Complementares e 3 (três) vias da Folha de Aprovação da Comissão Examinadora preenchida com as informações corretas;

III. aprovação em Exame de Qualificação;

IV. integralização dos créditos exigidos pelo Programa.

 

COMISSÃO EXAMINADORA 

O produto final será julgado por uma comissão examinadora composta, no mínimo, por 3 (três) examinadores, sendo, pelo menos, um externo ao Programa ou à UFG, de acordo com o seguinte:

1. O(s) coorientador(es) poderá(ão) integrar a comissão examinadora, mas não será(ão) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes previsto. Ou seja, são necessários 3 examinadores, excetuando-se os coorientadores.

2. As comissões examinadoras de Mestrado terão um examinador suplente interno e um suplente externo ao Programa de Pós-Graduação.

3. Os examinadores deverão ser portadores do título de Doutor ou equivalente, admitindo-se, excepcionalmente, a participação de mestres, desde que de reconhecida competência científica no campo específico e avaliada pela Câmara Superior de Pesquisa e Pós-graduação (CSPPG).

4. A participação dos avaliadores que integram a comissão examinadora poderá ocorrer por meio de videoconferência, mediante solicitação do orientador à Coordenação do Programa de Pós-graduação, aprovação na CPG e registro específico na ata da sessão pública de defesa.

5. Os Coorientadores deverão ter os seus nomes registrados nos exemplares da Dissertação e na Ata da defesa. Na impossibilidade de participação do Orientador, este será substituído, quando houver, pelo Coorientador e, na impossibilidade dessa substituição, por um docente do programa designado pela coordenadoria (ou ad referendum pela coordenação) do programa


EXEMPLARES PARA A DEFESA  

Os exemplares da dissertação para a defesa deverão ser entregues pelo candidato diretamente aos membros da banca examinadora (orientador, membros titulares e membros suplentes) com pelo menos 15 (trinta) dias de antecedência à data da defesa.

Recomendamos que os exemplares para defesa sejam confeccionados segundo o padrão do programa, cujas orientações estão disponíveis na sessão “Exemplar Final”.

A ficha catalográfica deverá ser confeccionada somente após a defesa, por ocasião da entrega do exemplar final.

 

RESULTADO DA DEFESA

O resultado do julgamento do produto final será expresso por uma das seguintes avaliações:

I. aprovado;

II. reprovado.

 

A aprovação ou reprovação deverá ser baseada em avaliação individual feita pelos membros da comissão examinadora.

Será considerado aprovado na defesa do produto final o estudante que obtiver aprovação por maioria da comissão examinadora.

O ato público da defesa do produto final e a sua aprovação concedem ao candidato o título de Mestre.

O estudante terá até trinta (30) dias para entregar uma versão finalizada da dissertação, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos examinadores durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Biblioteca da UFG.

No caso de reprovação, a comissão examinadora deverá emitir parecer consubstanciado justificando a decisão, que constará como anexo da ata da sessão pública.

 

EXEMPLAR FINAL DA DISSERTAÇÃO

Após a defesa, o mestrando terá até 30 (TRINTA) dias para entregar, na Secretaria de Pós-Graduação, a versão definitiva da Dissertação, como segue:

1) Dois (02) CDs - gravados em arquivo único, formato PDF, com o texto formatado de acordo com as orientações do PPGEEB. Deve conter, em um arquivo, a dissertação e, em outro, o Produto Educacional. Caso o produto educacional esteja dentro da dissertação, ele deve ser retirado e destacado em um arquivo único.

2) Os Dois (02) exemplares finais deverão conter o TEDE e a Ficha Catalográfica (conforme orintações das ‘Páginas Iniciais Obrigatórias), que deverão ser solicitados à por meio do sítio eletrônico da Biblioteca Central da UFG.
(Obs.: A linha de pesquisa e área de concentração devem ser IDÊNTICAS a do histórico escolar. Confira a seu histórico escolar antes de solicitar a ficha catalográfica à biblioteca).

3) A CAPA DURA para o exemplar final deverá ser na cor VINHO com letras douradas.

 

 

Documentos para Emissão de Diplomas de Mestrado e Doutorado PRPG/UFG: 

1. Memorando da Coordenação do Programa direcionado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, solicitando a emissão do diploma (não podendo ser cópia);

2. Requerimento do aluno para o programa de Pós-Graduação, solicitando a emissão do diploma (não podendo ser cópia); 

3. Certidão de Ata de Defesa com assinatura de todos os componentes da banca. (cópia só pode ser aceita se for autenticada com cartório ou com carimbo de confere com o original da UFG).

4. Cópia do Histórico Escolar com os dados da identificação da Graduação e da Pós-Graduação com assinatura do (a) coordenador (a) do programa;

5. Declaração de “Nada Consta” da Biblioteca da UFG, com assinatura do responsável pelo setor;

6. Cópia do CPF e RG autenticados;

7. Cópia do Diploma de Graduação autenticada (quando a solicitação for de emissão de diploma de Doutorado, deverá ser encaminhada ao Programa de PósGraduação também a cópia do diploma de Mestrado, autenticada);

8. Rascunho do Diploma frente e verso solicitado pela secretaria do Programa;

9. Cópia impressa da Dissertação ou Tese, de acordo com as normas do Programa de Pós-Graduação;

10. Cópia digital da Dissertação ou Tese em PDF;

11. Termo de Ciência e de Autorização de Publicações de Teses e Dissertações Eletrônicas (TEDE), assinado e preenchido corretamente, sobretudo a área de concentração;

12. Para Alunos Estrangeiros as orientações são praticamente as mesmas, com exceção dos documentos de identificação: Alunos com Visto Temporário: apresentar cópia do Passaporte, do Visto Temporário (observar a data de validade), e cópia do CPF, todos autenticados. Apresentar documento que comprove a naturalidade, caso o Visto não tenha; o Número do Passaporte deve constar como documento de Identificação no Histórico Escolar da Pós-Graduação; Alunos com Visto Permanente: apresentar Visto Permanente, cópia do CPF e de Revalidação do Diploma de Graduação no Brasil – todos autenticados.

 

 

Clique aqui para o formulário de requerimento de defesa.

Related Files Size Archive Fingerprint
REQUERIMENTO_DEFESA_DE_DISSERTAÇÃO_2016 206 Kb 2ef2be4005935e79bdc734e7af79cf38
Listar Todas Voltar