Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Quero publicar um livro ou capítulo de livro! O que preciso saber?

Atualizado em 27/04/17 23:59.

Quero publicar um livro ou capítulo de livro! O que preciso saber?

 

O que a CAPEs considera como livro?

"Um livro consiste em produto impresso ou eletrônico que possui ISBN, contendo um mínimo de 50 páginas, publicado por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial

Há uma taxonomia para classificação das obras, com as seguintes definições:

  • Livro Texto Integral: Livro escrito integralmente pelos autores de capa.
  • Livro organizado: Livro que reúne textos de vários autores, organizado por docente(s) permanente(s) do Programa ou outros autores, porém que conte com a participação de docentes permanentes e/ou discentes do programa na condição de autores de capítulos.
  • Enciclopédia: Livro com coletânea de escritos que descreve um domínio de conhecimento de forma ordenada por vocábulos.
  • Dicionário: Livro com uma coleção de vocábulos de uma língua, ordenados alfabeticamente, definidos ou traduzidos em um ou mais idiomas.
  • Capítulo de livro: Obra de autoria específica que é parte de uma coletânea.
  • Verbete: Artigo ou entrada em um dicionário, em uma enciclopédia ou em uma obra que organiza seu conteúdo em vocábulos. Vale 20% da pontuação atribuída a capítulos no respectivo estrato.

 

Não interferem na classificação: a origem da editora (brasileira ou estrangeira), a natureza jurídica da editora (pública, privada ou organização não governamental) nem o idioma da obra.

Não entra nessa classificação livros didáticos ou paradidáticos, que são considerados como Materiais Educacionais.

Além da obra ter que se enquadrar em uma dessas taxonomias, ela deve estar necessariamente vinculada à área de concentração, linha ou projeto de pesquisa do Programa. 

Na avaliação da obra, são considerados os seguintes critérios e pesos:

Critério

Descrição

Peso

Vínculo com área de concentração, linha ou projeto de pesquisa do programa

Considera a relação da obra com a estrutura acadêmica do programa de Pós-graduação

Pré-condição para análise

Tipo da Obra

São considerados os seguintes tipos de obra: (i) Livro em Texto Completo; (ii) Livro organizado; (iii) Enciclopédia; (iv) Dicionário; (v) Capítulo de livro; (vi) Verbete (estes ponderados em 20% do valor de um capítulo de livro).

Pré-condição para análise

Autoria

Considera-se o(s) autor(es) do livro em relação à sua atuação no programa (docente, discente ou participante externo)

10%

Editoria

Editora de publicação

Considera-se o tipo de editora, a existência de linha editorial ou catálogo relacionados com a área do programa, a distribuição de suas obras, a disponibilização e/ou venda online de suas obras e existência e qualificação do conselho editorial e avaliação por pares.

50%

Editoria da obra

Consideram-se critérios relacionados à forma de viabilização editorial da obra, incluindo seu financiamento, a pertinência a uma coleção e o número de sua edição.

Características Adicionais

Considera-se se a obra recebeu premiação, se é resultado de editoria de tese, de dissertação ou de projeto de pesquisa do programa.

25%

Avaliação qualitativa de conteúdo

Consideram-se critérios relativos à relevância, originalidade, potencialidade de impacto e interdisciplinaridade da obra.

15%

 

Assim, os livros são classificados em L1, L2, L3 e L4. Sendo L4 o de maior pontuação, com nota entre 76% e 100%. L3 tem nota de 51% a 75%, L2 de 25% a 50% e L1 de 1% a 24%.

Listar Todas Voltar