Weby shortcut

Histórico

Atualizado em 01/05/17 23:43.

O PPGEEB e o CEPAE/UFG

O Curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica pertence ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. O CEPAE/UFG é uma unidade acadêmica que promove o ensino na educação básica, que realiza experiências pedagógicas, mediante projetos de ensino, pesquisa e extensão próprios ou integrados a outras unidades, é o principal campo de estágio e práticas para os cursos de Licenciaturas e áreas afins da UFG, bem como proporciona a formação continuada, de licenciados e profissionais atuantes na escola básica, por meio de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Motivação para origem do PPGEEB

A necessidade de o CEPAE expandir o seu campo de atuação foi o principal fator para que idealizássemos o oferecimento de um curso em nível de pós-graduação strictu sensu, de modo a expandir nossos campos de atuação. Com um quadro de 20% do corpo docente qualificado como doutores e a ampliação de núcleos e grupos de pesquisa levou o corpo docente do CEPAE, a partir de 2006, a repensar outras formas de exercer e contribuir com a atividade de formação de professores. Essa opção constituiu o estabelecimento de uma estratégia de aprofundamento da atuação das pesquisas em andamento, aliadas a projetos de extensão já realizados, de modo a permitir um apoio mais efetivo aos professores da educação básica que não tinham ainda adquirido um espaço na Pós-Graduação, em outras unidades da UFG, para que ampliasse a quantidade e qualidade nas produções acadêmicas do CEPAE. Em 2008, a ideia do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) se consolida com a aprovação formalizada dos Conselheiros (diretores, coordenadores, docentes, técnicos- administrativos e discentes) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), em resposta à solicitação da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) pela opção desta Unidade ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

O fato de que as diversas licenciaturas da UFG já contemplavam a demanda por graduação em nível superior na região indicava que a decisão mais adequada dessa Unidade de Educação Básica deveria ser pelo oferecimento de cursos de formação continuada, e não inicial, de professores.  Também, a mudança constitutiva da Unidade Colégio de Aplicação, fundado em 1966, para Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, em 1994, sustentava essa escolha, já que a partir daí o trabalho desenvolvido pelos conselheiros havia ganhado uma amplitude que abarcava não apenas o ensino em nível básico, mas também a pesquisa acadêmica e a extensão comunitária.  A partir de 1999, a contribuição da Unidade à formação universitária, que era limitada a campo de estágio supervisionado das licenciaturas da UFG, passou a se dar também em nível Lato Sensu, com o oferecimento de cursos de especialização presencial e a distância, além da institucionalização de programas de extensão e de pesquisas científicas aplicadas à escolarização básica, em parceria com a Secretaria do Estado da Educação e de outras Secretarias Municipais de Educação, em Goiás.

Esta transformação também interferiu positivamente na configuração do quadro de profissionais da Unidade, que não foi meramente ampliado em quantidade, mas também em titularidade, já que a após 1980 seus professores de 1º e 2º graus (nomenclatura da época) foram reclassificados para a carreira do magistério superior. A partir daí, foi incrementada a formação Stricto Sensu de seus servidores docentes e técnicos administrativos, contribuindo para que à época da idealização da Proposta e consulta à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFG, em 2011, o CEPAE já contava em seu quadro de docentes com vinte doutores e dez mestres (alguns já no doutorado), das três áreas de conhecimento da educação básica.

Assim, a titularidade da maioria dos professores, aliada as suas práticas de pesquisa e de extensão também estruturadas e veiculadas em sua Revista semestral denominada por vinte anos "Solta a Voz" e a partir de 2011 "Polyphonía" (publicação semestral, tiragem média trezentos exemplares, fontes indexadoras Biblioteca Brasileira de Educação - BBE. CIBEC/INEP/MEC; CDU 370(05), ISSN impresso 2236-0514 e ISSN eletrônico 2238-8850) e em outros periódicos com qualis determinados pela Área de Educação e outras, de conhecimentos específicos, suscitava a capacidade e a relevância da Unidade em se comprometer com a formação continuada de professores da educação básica também em nível Stricto Sensu

Entre os anos de 2008 e 2012, foi criada e mantida uma Comissão de Estruturação do Mestrado do CEPAE/UFG composta por seus próprios docentes e técnicos administrativos, que recebeu assessoria da PRPPG/UFG. Durante esse período, também foram feitas consultas à equipe de Avaliação da Capes, que, ao final, indicou a então criada Área 46 - de Ensino como sendo a mais apropriada para receber e julgar a submissão da Proposta. A proposta encaminhada pela comissão foi aprovada pela Capes/MEC em 2012.

O PPGEEB/CEPAE/UFG em movimento

A seleção da 1ª turma do PPGEEB/CEPAE/UFG foi realizada no início do ano 2013. Inscreveram-se 118 candidatos, obtendo a aprovação apenas dezenove desses, advindos onze (11) da Área de Linguagem, Código e suas tecnologias e de Humanidades (Pedagogia), sete (07) da Área de Ciências Humanas, Sociologia, Filosofia e suas tecnologias e um (01) da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Com as presenças da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Profa. Dra. Divina das Dôres de Paula Cardoso, e do Prof. Doutor Honoris Causa Geraldo Campos de Faria que proferiu palestra sobre a sala de aula como lócus privilegiado para a pesquisa aplicada, a Aula Inaugural do Programa foi realizada no dia 05 de maio de 2013, dando início, assim, a todas as atividades acadêmico-culturais do Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás.

A seleção da 2ª turma do PPGEEB/CEPAE/UFG foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2013. Inscreveram-se à seleção 98 candidatos, obtendo a aprovação apenas dezoito desses, advindos doze (12) da Área de Linguagem, Código e suas tecnologias e de Humanidades (Pedagogia), quatro (04) da Área de Ciências Humanas, Sociologia, Filosofia e suas tecnologias e um (02) da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

A Aula Inaugural do Programa foi realizada no dia 06 de março de 2014, com duas conferências, a do recém-empostado Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG, Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho, que falou sobre a relevância da pesquisa aplicada em educação básica e reiterou o compromisso da Universidade em buscar bolsas em instituições de fomento e recursos para a divulgação e publicação dos produtos educacionais advindos das dissertações desenvolvidas no Programa; e a do Prof. Dr. João Henrique Suanno (UEG/Goiânia - RIEC/Barcelona) que explicou a relevância da parceria firmada entre o PPGEEB/CEPAE/UFG e a Rede Internacional de Escolas Criativas (com sede na Espanha), e anunciou a participação dos mestrandos da 1ª turma que divulgariam suas pesquisas e produtos educacionais no I Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas organizado pelas Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e Universidade de Salamanca, no CEPAE, nos dias 26, 27 e 28 de março de 2014.

Na seleção da 3ª turma do PPGEEB/CEPAE/UFG, entre agosto e dezembro de 2014,  inscreveram-se 178 candidatos, obtendo a aprovação apenas vinte e três desses e apenas vinte se matricularam. Esses foram advindos quinze (15) da Área de Linguagem, Código e suas tecnologias e de Humanidades (Pedagogia), três (03) da Área de Ciências Humanas, Sociologia, Filosofia e suas tecnologias e dois (02) da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

A Aula Inaugural do Programa foi realizada no dia 25 de fevereiro de 2015, com a conferência da Profª.  Drª.  Glacy Queirós de Roure intitulada “Libertar-se´-á ...nunca – O Corvo de Edgar Allan Poe por Fernando Pessoa” .

 

Coordenações do PPGEEB/CEPAE/UFG

 

Período

Gestão

2013 a 2015

Coordenadora Profa. Dra. Deise Nanci Mesquita

Vice-Coordenadora Profa. Dra. Maria de Fátima Cruvinel (2013 a 2014)

Vice-Coordenadora Profa. Dra. Gene Maria Vieira Lyra Silva (2014 a 2015)

2015 a 2017

Coordenadora Profa. Dra. Gene Maria Vieira Lyra Silva 

Vice-Coodenadora Profa. Dra. Elisandra Filetti Moura

2017 - atual

Coodenadora Profa. Dra. Elisandra Filetti Moura

Vice-Coordenador Prof. Dr. Marcos Antonio Gonçalves Júnior

 

 

 

 

Listar Todas Voltar