Dúvidas sobre o Produto Educacional e a Dissertação

O Produto Educacional e a Dissertação - questões e respostas

 

O Produto Educacional

1. Todos os produtos educacionais precisam ser apresentados por meio do template "Elementos pré-textuais?

Sim.

 

2. Como inserir no template (elementos pré-textuais) um produto que não é escrito, como um vídeo, software ou similar?

Qualquer que seja o produto educacional, é obrigatório a apresentação dos elementos pré-textuais. Caso o produto não se materialize em forma de texto, como um vídeo, um site, um aplicativo, um jogo, um software, etc, preencha o template até a introdução e, ao final, indique novamente o link em que o produto pode ser acessado e visualizado. Caso seu produto seja artesanal (um jogo de tabuleiro, por exemplo) e realmente não há maneira de disponibilizá-lo em uma mídia digital, tire fotos do produto e coloque no documento. 

 

3. Fiz mais de um produto educacional, como devo apresentar a versão final e como devo cadastrar no EduCAPES?

Para cada produto, faça um documento de "elementos pré-textuais". No resumo de cada produto, informe que se trata de um conjunto de produtos vinculados à dissertação. Cite o nome de cada um dos produtos e da dissertação, no resumo. Vale ressaltar que muitas vezes o discente perde a chance de cadastrar mais de um produto. Por exemplo, às vezes o produto é um site ou um blog. Porém, o discente também produziu um plano de aula ou uma sequência didática que desenvolveu em sala de aula com esse site ou blog. Desse modo, ele poderia cadastrar dois produtos: o site (ou blog) e a sequência didática (ou plano de aula). 

No EduCAPES você pode optar por cadastrar os dois (ou mais) produtos em um registro só, pois é possível fazer upload de mais de um arquivo. Ou pode fazer um registro para cada produto. Fica a seu critério.

 

4. Preciso registrar o produto no EduCAPES antes da defesa?

Sim. O registro de um produto no EduCAPES não é definitivo. Você pode editar o registro, posteriormente, no menu "Submissões aceitas".

 

5. O produto educacional deve ser entregue em um arquivo sem a dissertação?

Sim. O produto deve estar como apêndice da dissertação e também deve ser entregue em um arquivo sem a dissertação. 

 

6. Há limite para a quantidade de páginas da dissertação ou do produto educacional?

Não. 

 

7. Já publiquei o produto educacional em forma de livro, com isbn, em uma editora. Mesmo assim devo entregar o template "elementos-pré-textuais"? E o que devo colocar na EduCAPES?

Sim. Porém, não precisa inserir o produto completo dentro do arquivo. Preencha as informações pré-textuais e, quando chegar na "introdução", insira outra vez a informação de como acessar o produto.  

No registro do produto na plataforma EduCAPES, insira os dois arquivos: o template e o livro. 

 

8. Como obter a ata de defesa do produto?

A ata de defesa do produto educacional é a mesma da dissertação. As defesas mais recentes possuem a ata no Sistema Eletrônico de Informação (SEI/UFG) e foi assinada digitalmente. O docente orientador tem acesso à ata. As defesas mais antigas possuem a ata impressa. 

 

9. Meu produto não foi aplicado em um ambiente escolar formal, mas sim em um ambiente não formal (como uma ONG, uma comunidade, etc). Como devo responder à pergunta:"O Produto Educacional foi vivenciado (aplicado, testado, desenvolvido, trabalhado) em situação escolar real?" ?

Se o seu produto foi vivenciado, aplicado ou desenvolvido em uma situação real, ou seja, se ele não é apenas um "protótipo", responda sim a essa pergunta.  

 

10. Meu produto educacional não foi aplicado em uma situação escolar, mas sim em um curso de formação inicial ou continuada de professores ou em um curso de extensão. Como devo responder à pergunta:"O Produto Educacional foi vivenciado (aplicado, testado, desenvolvido, trabalhado) em situação escolar real?" ?

Se o seu produto foi vivenciado, aplicado ou desenvolvido em uma situação real, ou seja, se ele não é apenas um "protótipo", responda sim a essa pergunta, independente do nível escolar em que isso aconteceu, seja na Educação Básica, seja no Ensino Superior ou em cursos de formação continuada, cursos de extensão, etc.  

 

11. Preciso entregar a dissertação e o produto educacional formatados nos templates já para a qualificação? E para a defesa? 

Recomendamos que sim, tanto para a qualificação quanto para a defesa. Primeiramente, por que a formatação correta dos documentos ajuda na comunicação e leitura do texto, além de deixar bem clara a vinculação institucional do trabalho o que é uma questão importante, especialmente para membros externos da banca.  E, ainda, por que aquelas informações sobre o produto, a serem preenchidas nos elementos pré-textuais,  podem ser alvo de análise e de contribuições por parte da banca.

 

12. Depois de já ter feito o registro de um produto no EduCAPES, há a possibilidade de trocar o arquivo inserido?

Sim. O registro de um produto no EduCAPES não é definitivo. A qualquer momento, é possível fazer login na plataforma, acessar "Submissões aceitas" e editar o registro. Pode-se, inclusive, substituir o arquivo, colocar mais arquivos ou editar a maioria das informações preenchidas anteriormente.

 

13. Onde posso ter idéias sobre tipos de Produto Educacionais? 

A página do programa contém as dissertações e produtos educacionais já produzidos pelos nossos discentes: https://pos.cepae.ufg.br/p/30047-produtos-educacionais-e-dissertacoes

E não deixe de conferir alguns sites de outros programas da área de ensino que também têm publicado os produtos educacionais produzidos por seus alunos:

- Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (Colégio D. Pedro II): http://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/produtos-educacionais  

- Mestrado Profissional em Ensino de Física (Univ. Fed. do Rio de Janeiro- UFRJ): https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/material_didatico.html 

- Mestrado e Doutorado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (Inst. Fed. Espírito Santo - IFES): https://educimat.ifes.edu.br/index.php/produtos-educacionais 

- Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM (UFG): http://ifg.edu.br/jatai/campus/pesquisa/pos-graduacao?showall=&start=6 

- Mestrado Profissional em Educação Matemática (Univ. Fed. de Juíz de Fora): https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/publicacoes/produtos-educacionais/  

 

14. Quais são os critérios de avaliação de Produtos Educacionais da CAPES? 

 

Essas informações estão disponíveis no Documento da Área de Ensino, disponíveis em: http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/76-dav/caa4/4670-ensinoPorém, um resumo mais recente pode ser encontrado em uma palestra proferida pela Coordenadora de Programas Profissionais da Área de Ensino, Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti, disponível em: https://youtu.be/AN_qYQZQg7g 

 

 

15. O que é significa "transferência" do produto educacional?

Transferência significa que o produto educacional passou a compor os recursos didáticos/pedagógicos de uma instituição, organização, sistema ou rede. Não basta ter desenvolvido ou vivenciado o produto em uma instituição, é necessário que essa instituição tenha "adotado" o produto educacional como um dos seus recursos, que ele componha o projeto pedagógico dessa instituição. Por isso, é importante que haja algum tipo de documentação comprobatória certificando tal fato. Pode ser uma declaração da direção da instituição, dos gestores da rede de ensino ou sistema, etc o algo similar. 

 

 

Da dissertação

1. Apesar de já ter enviado minha dissertação para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG, o link específico de minha dissertação ainda não está disponível. O que devo preencher no template do produto educacional destinado a esse link?

Por hora, informe o site da biblioteca: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/. Posteriormente, edite o documento com o link correto e nos reenvie.

2. A dissertação deve ser entregue em um arquivo sem o produto?

Não. A dissertação deve conter o produto educacional como apêndice.

3. Há limite para a quantidade de páginas da dissertação ou do produto educacional?

Não.

 

Caso sua dúvida não tenha sido respondida nas questões anteriores, envie um email para a coordenação do PPGEEB: coordenacaoppgeeb.ufg@gmail.com