Qualificação

Atualizado em 18/06/20 08:29.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

Segundo o art.40 do regulamento do PPGEEB, o Exame de Qualificação será realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos obtidos pelo aluno durante o curso e a sua aplicação na elaboração do produto final. O exame de qualificação será obrigatório e poderá ser público conforme decisão do orientador.

Prazo

O exame de qualificação deverá ocorrer a partir de 12 meses do início do curso e no máximo até seis meses antes do prazo de integralização.

Requerimento

Para requerer o exame de qualificação, faça login em seu email institucional (todo aluno matriculado tem acesso a um, veja o tutorial em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1/o/Criar_Login_%C3%9Anico.pdf), pois o formulário de requerimento vai exigir login para poder enviar alguns documentos. Após isso, siga as seguintes orientações:

I – O discente deve preencher, com 20 dias de antecedência da data marcada para a qualificação, o  formulário de solicitação de qualificação  (clique aqui). Não é preciso imprimir nem entregá-lo na Secretaria do PPGEEB.

II - Após o preenchimento desse formulário, o discente e o orientador receberão uma mensagem contendo os dados informados no formulário. O docente orientador deve responder ao email, validando as informações apresentadas referentes aos créditos obtidos em "Atividades Complementares".

III - Após isso, para que a qualificação seja autorizada, o docente orientador deve abrir um Processo via SEI (Sistema Eletrônico de Informações), com pelo menos 15 dias de antecedência, solicitando a qualificação (clique para ver o tutorial SEI)(vá ao passo 1 e inicie o processo);

IV - A composição da banca de exame de qualificação deve ter sido aprovada pela CPG, o que se dará pelo processo via SEI;

V - O discente deve ter integralizado os créditos em disciplinas e atividades complementares.

VI - O discente deve ter cumprido dois créditos em Atividades Complementares, como exigência para realizar a qualificação. As atividades realizadas deverão ser informadas no formulário citado no item I e os certificados deverão ser apresentados, conforme orientações no formulário. Cabe ao orientador dar aval para cada atividade apresentada pelo discente. Para saber quais atividades tem sido aceitas, clique aqui para ver um "espelho" do formulário todo.

Comissão Examinadora

A comissão examinadora do Exame de Qualificação deverá ser composta por, no mínimo, três membros titulares e um suplente, internos ou externos ao Programa, com aprovação na CPG.

Se houver reprovação o estudante deverá realizar novo Exame de Qualificação, no prazo de até 90 dias antes do prazo de integralização, considerando também a decisão devidamente registrada em ata pela comissão examinadora e incorporando as sugestões feitas durante o exame.

A distribuição do material para a Banca de Exame de Qualificação é de responsabilidade do aluno e do orientador.

Sugestão: já formate a dissertação e o produto educacional de acordo com os templates disponíveis em: https://pos.cepae.ufg.br/p/30811-paginas-iniciais-da-dissertacao-e-do-produto-educacional

Esses formatos serão obrigatórios para a Defesa.

Atenção! Você pode realizar seu Exame de Qualificação por Web Conferência! Clique aqui.