Título: Atividade de leitura colaborativa em Espanhol: uma estratégia de ensino para promover a aprendizagem significaitva crítica

Discente: Rosana Beatriz Garrasini Sellanes

Orientador (a): Prof. Dr. Newton Freire Murce Filho

Vice-Orientador (a): Profa. Dra. Silvana Matias Freire

Linha de pesquisa: Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Ano: 2015

Resumo: A atuação como professora de Língua Espanhola na educação básica permitiu observar as dificuldades que os professores dessa disciplina encontram ao optar por materiais didáticos que norteiem o processo de ensino e dê suporte aos alunos durante a aprendizagem, especialmente, para alunos do Ensino Médio. O objetivo principal dessa pesquisa foi desenvolver a Aprendizagem Significativa Crítica Significativa (ASCS), durante todo o processo de aprendizagem de Língua Espanhola, de modo a se constatar que efeitos esse tipo de aprendizagem proporciona para uma ASC de conhecimento, verificando-se quais são os seus benefícios para o aperfeiçoamento da capacidade leitora em Língua Espanhola e as percepções dos participantes sobre a proposta.  Foram utilizados instrumentos como questionários , entrevistas, interação comunicativa, entre outros. Os resultados indicaram que a ALCS favoreceu o aperfeiçoamento da capacidade leitora dos alunos envolvidos, bem como possibilitou o contato com a realidade sociocultural de outros países, além de propiciar momentos de interação e colaboração. A ALCS permitiu desenvolver a criticidade e o pensamento metacognitivo dos alunos que demonstraram responsabilidade com seu processo de aprendizagem e uma participação mais ativa, ou seja, uma ASC de conhecimento.

Produto educacional: Sequência didática com atividades de leitura colaborativa significativa (ALCS)