Discente: Liliane Tosta Costa

Orientador (a): Profa. Dra. Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva

Título: Numa forma seriada o conteúdo é ciclo: territorialidades escolares migrantes, do texto ao contexto

Resumo: A pesquisa surgiu da prática pedagógica numa escola periférica da rede municipal de Goiânia. A experiência como professora e coordenadora pedagógica favoreceu a observação de que as crianças oriundas de outras regiões do país, sobretudo do Nordeste, apresentavam um comportamento peculiar de timidez, não participação nas aulas e, ao falarem, recebiam críticas dos colegas. Isso constitui um sério problema de inserção dos migrantes nordestinos no contexto escolar. Procurou-se problematizar o lugar do migrante nos documentos oficiais e no contexto escolar. A metodologia de cunho qualitativo  incidiu sobre estudos de caso, entevistas e questionários com professores e alunos migrantes. Constatou-se que uma das dificuldades encontradas pelos alunos migrantes é se (re)territorializar na escola, o que envolve a necessidade de criação de ciclos de formação e desenvolvimento humano nas escolas.  Por terem uma trajetória desrespeitada,  isso provoca uma defasagem curricular, uma vez que muitos alunos começaram sua escolarização mais tarde. O projeto pedagógico deve perceber que as identidades regionais são fluidas, híbridas e a troca cultural é fundamental para auxiliar o alunomigrante no procesos de aprendizagem, de saberes e vivências.

Produto educacional: Adequação do Projeto Político Pedagógico às diferenças regionais, culturais. Trabalho com temáticas de diversidade cultural nas atividades escolares cotidianas.