Título: (RE)CONHECER A CULTURA CIGANA: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO AO CURRÍCULO ESCOLAR EM TRINDADE-GO

Discente: MARIA LÚCIA RODRIGUES MOTA

Orientador (a): Prof. Dr. Elson Rodrigues Olanda

Resumo: O presente trabalho refere-se ao estudo realizado com uma comunidade cigana do município de Trindade-GO, cujos integrantes residem nos setores Vila Pai Eterno, Samarah e Serra Dourada. O objetivo deste estudo foi o de (re)conhecer a cultura desta comunidade, registrando-a por meio da observação de seus costumes, bem como de relatos e entrevistas. Nossa proposta principal é a formalização e a inserção da cultura dos ciganos de Trindade ao currículo da Escola Campo, localizada na Vila Pai Eterno e com uma significativa parcela de alunos ciganos. Inicialmente, apresentamos o cigano, sua história, origem e identidade. Elegemos as metodologias da Pesquisa participante e Etnografia, pois ambas priorizam técnicas que permitem conhecer o objeto por meio de testemunhos não escritos, dialogando com outras fontes escritas. Para viabilizar uma prática pedagógica efetiva e que promova a socialização e o diálogo com as diversidades culturais presentes na escola, analisamos as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (BRASIL, 2010a), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o Regimento Escolar e o Projeto Político-Pedagógico da escola campo, além de outros documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os quais permitem à escola a construção do seu currículo para atender às especificidades locais, priorizando o multiculturalismo. Como produtos de ensino imediatos, vinculados aos nossos estudos, propomos textos que apresentam a origem dos ciganos, sequência didática e glossário com termos e expressões ciganas. Para a socialização dos resultados obtidos, propõe-se a apresentação do trabalho final às demais escolas públicas de Trindade.

Produto educacional: Textos que apresentam a origem dos ciganos, sequência didática e glossário com termos e expressões da língua cigana.