Docentes do PPGEEB

Docentes Credenciados no PPGEEB 

Atualizado em 28 de março de 2025.

 

Coordenação: Prof. Dr. Glauco Roberto Gonçalves

Vice-Coordenação: Prof. Dr. Evandson Paiva Ferreira

Secretaria: TAE Esp. Wederson Carlos Ferreira Pinheiro e TAE Dra. Alessandra da Silva Carrijo

 

Nome/E-mail

(Clique no nome para acessar o currículo lattes)

Formação

Áreas de Interesse de Pesquisa

ALLYSSON FERNANDES GARCIA 

allysson_garcia@ufg.br

Doutor em História pela Universidade de Brasília

Ensino de História e transdisciplinaridade; História e cultura indígenas, afro-brasileiras e africanas; Educação para relações étnico-raciais;

ANA PAULA SALLES DA SILVA

aninhasalless@ufg.br

Doutora em Educação Física pela. Universidade Federal de Santa Catarina.

Esporte Adaptado ou Paralímpico. Tecnologias Digitais e Mídias na Educação Física. Educação Física inclusiva.

ANNA MARIA DIAS VREESWIJK

annamdv@ufg.br

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e graduada em História pela UFG.

Ensino de história. Relações de gênero e étnico-raciais na educação básica.

CÉLIA SEBASTIANA SILVA

celiasilva@ufg.br

Doutora em Literatura pela UnB, Mestre em Estudos Literários pela UFG e Graduada em Letras pela UEG.

Literatura e ensino. Formação de leitores. Literatura infantil e juvenil. Letramento literário. Poesia moderna e contemporânea na escola

DANILO RABELO

rabelodanilo62@ufg.br

Doutor em História pela Universidade de Brasília (2006), Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (1997), Graduação em História e Estudos Sociais pela PUC-GO (1991).

Direitos Humanos. Educação para as relações étnico-raciais. Religiosidade. Ensino de História. Ensino de Sociologia

DENISE DE OLIVEIRA ALVES 

denisealves@ufg.br

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação Especial (UFSM), graduada em Educação Especial - Deficiência Mental pela UFSM. 

Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva na educação básica e na educação superior. Atendimento Educacional Especializado. Sistemas Educacionais Inclusivos.  

ELISABETH CRISTINA DE FARIA

beth@ufg.br

Doutora em Educação Matemática – PUC/SP (2012). Mestre em Educação Brasileira – FE/UFG (2000). Especialista em Modelagem e Etnomatemática - PUC/Campinas (1996). Licenciada em Matemática – IME/UFG (1995).

Formação de professores de Matemática. Educação inclusiva. Tecnologia e educação

ELISANDRA FILETTI MOURA

elisandra_filetti@ufg.br

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

Língua em uso (Descrição e análise funcional da língua em situações reais de comunicação). Ensino de língua portuguesa em sala de aula. Formação de professores.

EVANDSON PAIVA FERREIRA

evandson@ufg.br

Licenciado em Filosofia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Filosofia e Formação Humana. Filosofia, Ensino e Educação Escolar. Filosofia da Educação. Escola, Ensino e Modernidade.

GLAUCO ROBERTO GONÇALVES

glauco.goncalves@ufg.br

Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Geografia Humana na Universidade de São Paulo.

Educação Democrática. Ensino de Geografia. Vida cotidiana e espaço urbano. Políticas públicas educacionais.  Relações entre espaço, economia e educação.

GIOVANNA APARECIDA SCHITTINI DOS SANTOS giovanna_aparecida_schittini@ufg.br

Graduação, Mestrado e Doutorado em História (Área de Concentração: Cultura, Fronteiras e Identidades) pela FH/UFG

Ensino de história e educação em Direitos Humanos.  Ensino de História e Inclusão. Relações de gênero e étnico-raciais na Educação Básica. 

ILMA SOCORRO GONÇALVES VIEIRA

ilmavieira@ufg.br

Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras e Linguística (Área de Concentração: Estudos Literários, pela FL/UFG).

Literatura, formação humana e educação.  Literatura Infantil e Juvenil e a formação de leitores na Educação Básica.

JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI

jaqueline@ufg.br

Licenciada em Matemática (UFG). Mestre em Educação (UFMG). Doutora em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática pela Universidade de Barcelona/ES. Pós-doutorado pela PUC/SP.

Educação Matemática Inclusiva. Ensino e Aprendizagem da Matemática. Formação de Professores.

KARLY BARBOSA ALVARENGA

karly@ufg.br

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa-PT.

Educação Matemática: interdisciplinaridade, neurociências cognitivas, inclusão, modelagem, formação de professores, pensamento matemático e metacognição 

KELY ELIAS DE CASTRO

kelycastro@ufg.br

Doutora em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Artes pela ECA-USP. Graduada em Educação Artística. 

Teatro e Educação, Arte e Educação, Música e Educação, Corpo e Educação. Jogos Teatrais, Cultura popular,  Brincadeiras tradicionais, Contação de histórias, Teatro de Formas Animadas, Corpo expressivo. 

LETÍCIA DE SOUZA GONÇALVES

lesogoncalves@ufg.br

Doutora em Letras pela UNESP/Assis.

Ensino e aprendizagem de línguas. Formação de professores. Estudos de gênero. Literatura e ensino.

MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR

margonjunior@ufg.br

Doutor em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação (UEL-PR). Licenciatura em Matemática (UNESP-SP).

Pesquisa Narrativa e Pesquisa (auto)biográfico-narrativa em Educação Matemática. Desenvolvimento Profissional e trajetórias de vida de professores que ensinam matemática. Resolução de Problemas, Investigação Matemática em sala de aula e Jogos como estratégias de ensino da matemática.

MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO

maria.carvalho@ufg.br

Doutora em Educação pela UFG, Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação/UFG.

Educação Básica: educação infantil e anos iniciais EF. Alfabetização e Letramento. Psicanálise, Cinema e infância.

MOEMA GOMES MORAES

moema@ufg.br

Licenciada em Matemática (PUC-GO), Mestre em Ciências da Educação Superior (U H), Doutora em Educação PUC-GO.

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Formação de Professores.

PITIAS ALVES LOBO 

pitiaslobo@ufg.br

Licenciado em Educação Física (FEFD-UFG), Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFG.

Educação Física. Trabalho, educação e movimentos sociais. Educação popular. Currículo escolar. Pedagogia da cultura corporal. Processos de ensino e aprendizagem na educação escolar.

RAUL ISAIAS CAMPOS 

icraul@ufg.br

Licenciado em Física (UFG), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFG)

Formação de Professores de Ciências; História e Filosofia da Ciência; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências

 

ROBERTA CARVALHO CRUVINEL

roberta.cruvinel@ufg.br

Pós-doutora em Linguística pela UnB; Doutora em Letras e Linguística pela UFG; Mestre em Linguística Aplicada pela UnB e Licenciada em Letras Port./Ing. pela PUC-GO.

Ensino e Aprendizagem de Línguas. Formação de Professores de Línguas. Linguagens e Identidades. Crenças e Experiências sobre aprendizagem de línguas. Ensino de Línguas a Distância.

ROSIRIS PEREIRA DE SOUZA 

rosiris_pereira_souza@ufg.br

Licenciada em Educação Física e Pedagogia (FEFD-UFG), Mestre em
Educação pela Faculdade de Educação da UFG e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília.

Educação Infantil;  Educação Física; Formação de professores; Políticas Públicas e práticas educativas para Educação Infantil.

SIMONE SENDIN MOREIRA GUIMARÃES

sisendin@ufg.br

Licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Educação Escolar - Formação de Professores pela UNESP (Campus Araraquara).

Ensino de Ciências da Natureza. História e Filosofia da Biologia.

VITOR DE ALMEIDA SILVA 

vitor.almeida@ufg.br

Licenciado em Química (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e doutor em Química (UFG)

Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. Experimentação no Ensino de Química e de Ciências. Formação de Professores de Ciências.

VIVIANNE FLEURY DE FARIA

vivianne_fleury_faria@ufg.br

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília.

Literatura e ensino. Formação de leitores. Literatura Brasileira. Literatura Comparada.