Áreas de concentração e linhas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO – ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A área de concentração Ensino na Educação Básica tem como propósito investigar concepções teóricas e metodológicas referentes às práticas docentes, bem como a aplicação do conhecimento na educação básica. A pretensão é atender à crescente demanda de profissionais da educação básica, nos três campos que constituem o currículo desse nível escolar (Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas), focalizando o ensino, a aprendizagem, a avaliação e demais aspectos constitutivos do sistema escolar, com ênfase na pesquisa aplicada, a fim de que eles possam construir sua reflexão pautando-se em sua prática profissional.

LINHAS DE PESQUISA DO CURSO

1) Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Compreende investigações sobre as concepções teórico-metodológicas específicas das três áreas que compõem o currículo do ensino básico – Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas – em sua relação com a prática docente na educação básica. Pressupõem a elaboração de estratégias de ensino que visem oportunizar a aprendizagem, a elaboração e aplicação de projetos educacionais.

2) Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Contempla pesquisas aplicadas às práticas escolares mediadas pelas diversas linguagens e sua relação com o processo de escolarização. Abrange estudos sobre fatores sociais, culturais, econômicos e políticos, determinantes do processo ensino-aprendizagem oportunizado pelo acesso aos saberes escolares, bem como sobre as relações entre educação básica e direitos humanos, etnias, meio ambiente, identidade e inclusão.