Título: O riso como potência para o letramento literário
Discente: Dayane Tosta Costa
Orientador (a): Profa. Dra. Maria de Fátima Cruvinel
Título: O riso como potência para o letramento literário
Linha de pesquisa: Práticas escolares e aplicação do conhecimento
Ano: 2015
Resumo: A experiência estética é constitutiva do ser e, entre as diversas manifestações, há a literatura que é fundamental para a formação da subjetividade. A pesquisa desenvolvida consistiu na elaboração e execução de projeto de letramento literário que tem como cerne o uso de obras da literatura infantil com teor cômico e subversivo para uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Goiânia – Go. Objetivou-se desenvolver, mediante o humor, uma atmosfera prazerosa de leitura, ancorada por uma pesquisa-ação cujo objetivo foi desenvolver sequências didáticas e análise das aulas realizadas com essa turma. A hipótese da pesquisa se confirmou, mostrando a importância que a potência do riso tem para o desenvolvimento do letramento literário.
Produto educacional: Sequências didáticas baseadas em obras literárias escolhidas