II SEMINÁRIO DO MESTRADO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2015

Apresentação

O II Seminário do Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (PPGEEB/CEPAE/UFG) reiterou o principal objetivo desse gênero de evento acadêmico no âmbito da pós-graduação: socializar as pesquisas em desenvolvimento pelos mestrandos, com o intuito de mobilizar contribuições para o andamento e a concretização dos trabalhos de investigação. Como se trata de um evento que conta com a presença de docentes e pesquisadores interessados e que também é aberto à participação do público em geral, as sessões alcançam uma dinâmica de simpósio, pois, além da intervenção do professor- pesquisador convidado a ler previamente os trabalhos, os outros participantes contribuem por meio de questionamentos e sugestões.

Essa peculiaridade agrega ao evento funções pertinentes ao ambiente acadêmico, como a promoção do debate de ideias e a divulgação dos saberes em movimento. Para os alunos e docentes do Programa, o Seminário constitui-se um fecundo momento de integração; para os que desejam ingressar num curso de pós-graduação, este evento pode iluminar novos objetos de pesquisa, ou mesmo práticas de ensino desenvolvidas por um professor ou outro profissional atuante na escola que, por falta de provocação, ainda não tiveram a chance de se converter em objeto de investigação científica.

Assim, o que se apresenta aqui é o registro, no formato de resumos expandidos, dos diversos trabalhos de pesquisa dos alunos que ingressaram no PPGEEB no ano de 2014. A disponibilização dos Anais atende ao propósito de divulgar as pesquisas em andamento sobre o Ensino na Educação Básica, assunto tão premente em um país cujo lema oficial é “Pátria educadora”.

Por fim, cabe agradecer a participação dos docentes e dos alunos do PPGEEB do CEPAE que contribuíram de forma significativa para a realização deste II Seminário e aguardar que as próximas edições do evento sejam também profícuas.

COORDENAÇÃO

Dra. Silvana Matias Freire

Dra. Gene Maria Vieira Lyra Silva

Dra. Elisandra Filetti Moura

Mestrando Marcos Pereira Martins

Mestranda Eulâmpia Neves Ferreira

COMISSÃO EDITORIAL

Dra. Alessandra da Silva Carrijo

Dra. Célia Sebastiana Silva

Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Dra. Maria Alice de Sousa Carvalho

Dra. Maria de Fátima Cruvinel

Periodicidade da publicação: anual

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB)

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE)

Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus II

Avenida Esperança, s/n
Bairro: Campus Universitário
Localidade/UF: Goiânia/GO

Normas para publicação: Clique aqui

Como citar:

Anais II Seminário de Dissertações do Mestrado em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/CEPAE/UFG. Goiânia: UFG, 2015. 115p.

DownloadAnais do II SEMINÁRIO DO MESTRADO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2015 (CLIQUE AQUI)