Dissertações e Produtos Educacionais - 2021
Dissertações e Produtos Educacionais - 2021
(clique no título da dissertação para fazer o download)
Título da Dissertação: |
Picho Escolar: Territorialidade e Resistência |
Discente: |
AMAROLINA RIBEIRO SILVA |
Orientador (a): |
Prof. Dr. Glauco Roberto Gonçalves |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
29/10/2021 |
Título do Produto Educacional: |
PIXOU DE NOVO? Uma Narrativa Sobre as Relações na Escola |
Tipo do Produto: |
Livro Paradidático |
Produto no Portal eduCAPES: |
registro https://www.educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/642696 |
Título da Dissertação: |
EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA VISUAL E SUBJETIVIDADE: |
Discente: |
ANA SÍLVIA MEDEIROS DE SOUSA ROCHA |
Orientador (a): |
Prof. Dr. Wanderley Alves dos Santos |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
29/05/2021 |
Título do Produto Educacional: |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Guia para a elaboração e execução de aula sobre desenho animado |
Tipo do Produto: |
Roteiro de uma sequência didática |
Produto no Portal eduCAPES: |
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600541 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
ARANTES DA SILVA ROCHA |
Orientador (a): |
Elson Rodrigues Olanda |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
05/08/2021 |
Título do Produto Educacional: |
INY E TORI COMO PROTAGONISTAS NA CONSTRUÇÃO DO LUGAR DE VIVÊNCIA-CONVIVÊNCIA |
Tipo do Produto: |
Sequência Didática |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
CAMILA DE VELASCO E VIEIRA |
Orientador (a): |
Vanessa Helena Santana Della Déa |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
05/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
HISTÓRIA DE VIDA DE PAIS DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: |
Tipo do Produto: |
E-book |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
O CLÁSSICO NA LITERATURA DE CORDEL E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO |
Discente: |
CEYLLA DE SOUZA FURTADO |
Orientador (a): |
Célia Sebastiana Silva |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
05/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
Cordel e Clássico na escola: leituras e releituras da tragédia de Shakespeare |
Tipo do Produto: |
E-book |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
Literatura Infantil e formação de leitores: novos horizontes para a abordagem do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental |
Discente: |
DÉBORA RODRIGUES DE ALMEIDA |
Orientador (a): |
Vivianne Fleury de Faria |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico- metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
26/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
OBAX: Entre pedra, chuvas e elefante |
Tipo do Produto: |
Sequência didática e vídeo de curta duração |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586737 http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/646956 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
DILMA APARECIDA MOREIRA |
Orientador (a): |
Newton Freire Murce Filho |
Co-orientador (a): |
---- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
27/10/2021 |
Título do Produto Educacional: |
OFICINAS DE ARTE: Estudo e reflexões sobre o ensino de arte na educação básica |
Tipo do Produto: |
Cursos de curta duração e atividades de extensão |
Produto no Portal eduCAPES: |
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/60391 |
Título da Dissertação: |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS |
Discente: |
ELDA JANE DE ALMEIDA GONTIJO |
Orientador (a): |
Prof.a Dra. Moema Gomes Moraes |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teóricas metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
20/01/2021 |
Título do Produto Educacional: |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ON-LINE E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS: +Matemática +Celular, uma reflexão educativa |
Tipo do Produto: |
Livro paradidático |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585294 |
Título da Dissertação: |
ABORDAGEM TRIANGULAR: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Discente: |
ELENICE DE FÁTIMA PEREIRA |
Orientador (a): |
Wanderley Alves dos Santos |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
06/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
Artes Visuais com a Abordagem Triangular: caminhos e possibilidades |
Tipo do Produto: |
Portfólio Digital das intervenções pedagógicas com a Abordagem Triangular |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
Formação de conceitos matemáticos: contribuições do jogo digital |
Discente: |
ESCARLLAT FERREIRA SILVA |
Orientador (a): |
Elisabeth Cristina de Faria |
Co-orientador (a): |
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas |
Data de defesa: |
20/07/2021 |
Título do Produto Educacional: |
CAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO |
Tipo do Produto: |
Caderno Educacional |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/64307 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
EUNICE APARECIDA ANTUNES FLEURY |
Orientador (a): |
Danilo Rabelo |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
15/01/2021 |
Título do Produto Educacional: |
HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA: INVESTIGAÇÕES E DESCOBERTAS PARA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Tipo do Produto: |
Livro paradidático/ E-book |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
FABIANA FERNANDES HARAMI |
Orientador (a): |
Elisabeth Cristina de Faria |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
17/12/2021 |
Título do Produto Educacional: |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA Material voltado para a formação docente na perspectiva inclusiva |
Tipo do Produto: |
Livro digital no formato de e-book |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643319 |
Título da Dissertação: |
|
FÁTIMA GARCIA SANTANA ROSSI |
|
Orientador (a): |
Danilo Rabelo |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
17/12/2021 |
Título do Produto Educacional: |
COMPREENDENDO O MODELO DE ENSINO POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
Tipo do Produto: |
Material textual |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
FERNANDA CAROLINE NASCIMENTO |
|
Orientador (a): |
Moema Gomes Moraes |
Co-orientador (a): |
Elisabeth Cristina de Faria |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
05/02/2021 |
Título do Produto Educacional: |
EU JÁ CRESCI UM POUCO E AINDA QUERO CRESCER MAIS: |
Tipo do Produto: |
Animação de livro literário |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
FLÁVIA FERNANDA RODRIGUES MENDONÇA |
Orientador (a): |
Danilo Rabelo |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
12/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E MEDIAÇÃO: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamental |
Tipo do Produto: |
Sequência Didática |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
GLAYCE KELLY CARDOSO PIRES |
Orientador (a): |
Vivianne Fleury de Faria |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções Teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
30/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
VOZES-MULHERES EM ECO COM A VIDA-LIBERDADE |
Tipo do Produto: |
Documentário |
Produto no Portal eduCAPES: |
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601238 |
Título da Dissertação: |
Isso e aquilo: poesia, performance oral e formação de leitor em sala de aula |
Discente: |
JAILDES AMANDA GONÇALVES DE DEUS |
Orientador (a): |
Célia Sebastiana da Silva |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
29/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
Corpo, Voz e Poesia |
Tipo do Produto: |
Desenvolvimento de produto |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586496 |
Título da Dissertação: |
A leitura literária de clássicos, dinamizada a partir de dois |
Discente: |
KARLA RODRIGUES DA SILVA |
Orientador (a): |
Ilma Socorro Gonçalves Vieira |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
17/12/2021 |
Título do Produto Educacional: |
BIBLIO-CARRO-LITERÁRIO |
Tipo do Produto: |
Equipamento |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643656 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
LANA KAYNE PEREIRA SILVA |
Orientador (a): |
Anegleyce Teodoro Rodrigues |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
09/02/2021 |
Título do Produto Educacional: |
Estágio supervisionado e o/a professor/a supervisor/a da escola básica |
Tipo do Produto: |
Vídeo |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
LEITURA DE POESIA E DE CANÇÃO: Lúdico e musicalização na formação do leitor em sala de aula |
Discente: |
LÉIA DAS DORES CARDOSO RIBEIRO |
Orientador (a): |
Celia Sebastiana da Silva |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
23/02/2021 |
Título do Produto Educacional: |
TEAR TEXTO Tecer ideias, experienciar, apreciar e realizar novas leituras |
Tipo do Produto: |
Site disponível na web |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
LEUZIRENE PEREIRA DA SILVA |
Orientador (a): |
Jaqueline Araújo Civardi |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
30/04/2021 |
Título do Produto Educacional: |
MULTIPLYCARE |
Tipo do Produto: |
Aplicativo didático |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598156 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
LÍGIA DE SOUZA ARAÚJO SANTANA |
Orientador (a): |
Silvana Matias Freire |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
30/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
DE PROFESSOR PARA PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA COM OS FALANTES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
Tipo do Produto: |
E-books |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
Práticas de leitura e acessibilidade para a formação de leitores no Espaço de Leitura Acessível do Núcleo de Educação Básica Inclusiva e Formação em Práticas Docentes do CEPAE/UFG |
Discente: |
LILLIAN JORDÂNIA BATISTA FRANCZAK |
Orientador(a): |
Profa. Dra. Vanessa Helena Santana Dalla Déa |
Co-orientador(a): |
Profa. Dra. Cláudia Santos Gonçalves Barreto Bezerra |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
24/03/2021 |
Título do Produto Educacional: |
ESPAÇO DE LEITURA ACESSÍVEL NA ESCOLA: |
Tipo do Produto: |
Livro paradidático |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
DAS PROPOSIÇÕES À LEI FEDERAL Nº 10.639/2003 E SUA APLICABILIDADE NO MUNICÍPIO DE INHUMAS |
Discente: |
MARCELA JAYME COSTA |
Orientador (a): |
Prof. Dr. Glauco Roberto Gonçalves |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
09/02/2021 |
Título do Produto Educacional: |
GUIA LEGAL DAS RELAÇÕES ÉTNICOS- RACIAIS |
Tipo do Produto: |
Material textual (guia) |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585754 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
MÁRCIA MARIA DONÊNCIO |
Orientador (a): |
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
29/11/2021 |
Título do Produto Educacional: |
CONTE, PROFESSOR PEDAGOGO! A trajetória profissional de professores que ensinam Matemática no quinto ano |
Tipo do Produto: |
Texto de Apoio ao Coordenador Pedagógico |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642441 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
MÁRCIA MARIA DONÊNCIO |
Orientador (a): |
Marcos Antonio Gonçalves Júnior |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
29/11/2021 |
Título do Produto Educacional: |
CONTE, PROFESSOR PEDAGOGO! A trajetória profissional de professores que ensinam Matemática no quinto ano |
Tipo do Produto: |
Texto de Apoio ao Coordenador Pedagógico |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642441 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
NEIDE MARIA DE FRANÇA FILHA |
Orientador (a): |
Ilma Socorro Gonçalves Vieira |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
03/02/2021 |
Título do Produto Educacional: |
A Sexualidade Como Tema Tabu E Os Desafios Do Trabalho Docente Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental |
Tipo do Produto: |
Livro – Registro pedagógico |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
Tecnologias digitais da informação e comunicação: Mediação da prática educativa em História |
Discente: |
REGINA MOURA DA SILVA |
Orientador (a): |
Clêidna Aparecida Lima |
Co-orientador (a): |
Moema Gomes Moraes |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
16/12/2021 |
Título do Produto Educacional: |
BLOG CRÍTICO-EDUCATIVO EM HISTÓRIA |
Tipo do Produto: |
Blog |
Produto no Portal eduCAPES: |
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643130 |
Título da Dissertação: |
|
Discente: |
RONE ROSA MARTINS |
Orientador (a): |
Evandson Paiva Ferreira |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Práticas escolares e aplicação do conhecimento |
Data de defesa: |
20/01/2021 |
Título do Produto Educacional: |
CICLO DE PALESTRAS: EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA |
Tipo do Produto: |
Vídeos; vídeo-aulas; página de internet; curso de curta duração; ciclo de |
Produto no Portal eduCAPES: |
Título da Dissertação: |
O ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL DE UMA CRIANÇA AUTISTA EM SEU |
Discente: |
ROSA MARIA RIBEIRO DE MORAIS |
Orientador (a): |
Silvana Matias Freire |
Co-orientador (a): |
--- |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
26/11/2021 |
Título do Produto Educacional: |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO MEIO PARA CONSTITUIR LAÇOS RELACIONAIS COM UM ALUNO AUTISTA |
Tipo do Produto: |
Sequência Didática |
Produto no Portal eduCAPES: |
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643191 |
Título da Dissertação: |
A inquietante estranheza vivenciada por professores na inclusão de alunos com deficiência visual |
Discente: |
TALITA SERAFIM AZEVEDO |
Orientador (a): |
Silvana Matias Freire |
Co-orientador (a): |
Vanessa Helena Santana Dalla Déa |
Linha de Pesquisa: |
Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes |
Data de defesa: |
08/10/2021 |
Título do Produto Educacional: |
HISTÓRIAS DE VIDA: Professores, seus caminhos e a experiência com o estudante com deficiência visual |
Tipo do Produto: |
Livro eletrônico destinado a formação docente |
Produto no Portal eduCAPES: |