Produtos Educacionais e Dissertações - 2024

Dissertações e Produtos Educacionais - 2024

 

(clique no título da dissertação para fazer o download)

 

Título da Dissertação:

A redação do ENEM: uma análise das possibilidades do trabalho com a língua portuguesa na sala de aula

Discente:

ANA PAULA OLIVEIRA SOUSA

Orientador (a):

Ilma Socorro Gonçalves Vieira

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

07/06/2024

Título do Produto Educacional:

PodEdu

Tipo do Produto:

Podcast

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778172

 

Título da Dissertação:

Os Quadrinhos na Escola e a Gibiteca Escolar: orientações para a implementação e organização de gibitecas escolares

Discente:

APOLLYANY SERPA DOS SANTOS BORGES

Orientador (a):

Wanderley Alves dos Santos

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

09/05/2024

Título do Produto Educacional:

LUGAR DE QUADRINHOS TAMBÉM É NA ESCOLA
Ideias e propostas para uma gibiteca escolar

Tipo do Produto:

Cartilha instrucional no formato e-book, com distribuição gratuita (downloads) sobre como desenvolver uma gibiteca escolar

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744268

 

Título da Dissertação:

As Mulheres Estudantes da Educação de Jovens e Adultos de Goiás

Discente:

BRUNA DANIELLY PEROBA DOS SANTOS

Orientador (a):

Glauco Roberto Gonçalves

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

02/02/2024

Título do Produto Educacional:

CIRANDA DAS MULHERES ESTUDANTES: NARRATIVA DAS MARIAS

Tipo do Produto:

Livro paradidático ( E-book)

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747256

 

Título da Dissertação:

O minimalismo como alternativa ao consumismo moderno no ensino da educação básica

Discente:

CARMEN HELENA PEREIRA BORGES

Orientador (a):

Danilo Rabelo

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

09/07/2024

Título do Produto Educacional:

O MINIMALISMO COMO ESTILO DE VIDA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo do Produto:

Webquest

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869134

 

Título da Dissertação:

O TIKTOK E O ENSINO DE DANÇAS URBANAS

Discente:

DEYZYLANY FERREIRA NEVES

Orientador (a):

Fernanda Cruvinel Pimentel

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

06/02/2024

Título do Produto Educacional:

DANÇAS URBANAS NO TIKTOK

Tipo do Produto:

Sequência didática de aulas

Produto no Portal eduCAPES:

https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746304

 

Título da Dissertação:

Razão Comunicativa e Educação: Uma relação didático-metodológica do estudo da razão dialógica em Jürgen Habermas, com a erística segundo Arthur Schopenhauer

Discente:

ENILSON MACEDO FERREIRA

Orientador (a):

Almiro Schulz

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

10/01/2024

Título do Produto Educacional:

AGIR COMUNICATIVO:  Introduzindo Aspectos Didático Pedagógicos na Relação Comunicativa entre Docentes e Discentes

Tipo do Produto:

Orientações de uso do Agir Comunicativo nas Relações Pedagógicas

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740478

 

Título da Dissertação:

Turma da Mônica em: abordagem de personagens com deficiência
na perspectiva da inclusão para o ensino fundamental

Discente:

FERNANDA MARQUES DE OLIVEIRA

Orientador (a):

Vanessa Helena Santana Dalla Déa

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

27/05/2024

Título do Produto Educacional:

Turma da Mônica em HQ X Capacitismo: proposta de leitura e interpretação para o ensino fundamental

Tipo do Produto:

Livro Digital

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870106

 

Título da Dissertação:

A construção de identidades de gênero a partir da leitura de
narrativas literárias de recepção infantil e juvenil

Discente:

FLÁVIA FERREIRA DA COSTA

Orientador (a):

Ilma Socorro Gonçalves Vieira

Co-orientador (a):

Lucinéia Scremin Martins

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

25/06/2024

Título do Produto Educacional:

TECENDO IDENTIDADES DE GÊNERO: Contribuições da leitura literária de narrativas de recepção infantil e juvenil

Tipo do Produto:

E-book

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778173

 

Título da Dissertação:

O ensino de Dança na Educação Física Escolar: uma proposta
metodológica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Discente:

FLÁVIA RAMALHO MONTEIRO BRANDÃO

Orientador (a):

Fernanda Cruvinel Pimentel

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

10/05/2024

Título do Produto Educacional:

DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Danças do Brasil e do mundo

Tipo do Produto:

Sequência Pedagógica

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747318

 

Título da Dissertação:

Alunos(as) do ensino fundamental filhos(as) de pais encarcerados: um estudo de caso

Discente:

FRANCISCA SOLANGE DE CARVALHO PÔRTO

Orientador (a):

Silvana Matias Freire

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

28/06/2024

Título do Produto Educacional:

FILHOS(AS) DE PAIS/MÃES ENCARCERADOS(AS): Orientações para escolas

Tipo do Produto:

Material instrucional

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869136

 

Título da Dissertação:

[Des]construção e [res]significação dos direitos humanos: um estudo com vivências de ensino-aprendizagem e análises sociológicas: a leitura de contos no processo de formação do leitor literário

Discente:

GABRIELLE AMÂNCIO BERTOLLI VENÂNCIO BRITO

Orientador (a):

Danilo Rabelo

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

25/01/2024

Título do Produto Educacional:

AFINAL, O QUE SÃO ESSES TAIS DIREITOS HUMANOS?

Tipo do Produto:

Sequência Didática

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740479

 

Título da Dissertação:

Conceição Evaristo: a leitura de contos no processo de formação do leitor literário

Discente:

INIMAR SANTOS JUNIOR

Orientador (a):

Vivianne Fleury de Faria

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

19/01/2024

Título do Produto Educacional:

MINHAS ESCREVIVÊNCIAS: Arte e escrita de estudantes da primeira série do ensino médio

Tipo do Produto:

Ebook – Livro Paradidático

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741446

 

Título da Dissertação: Formação do leitor literário e pedagogia dos multiletramentos em escola sem biblioteca escolar: redesigning contos literários

Discente:

LANNE JANAÍNA BASTISTA

Orientador (a):

Célia Sebastiana da Silva

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

26/01/2024

Título do Produto Educacional:

DE LEITOR A AUTOR:
Leitura literária e produção de fanfics em sala de aula

Tipo do Produto:

Livro paradidático

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741862

 

Título da Dissertação:

O Goalball como conteúdo na Educação Física Escolar na Educação Básica: uma proposta didática

Discente:

LETÍCIA CRISTINA DE ANDRADE CAUHY

Orientador (a):

Vanessa Helena Santana Dalla Déa

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

15/04/2024

Título do Produto Educacional:

Sequência Didática para o Ensino do Goalball

Tipo do Produto:

Sequência didática

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778206

 

Título da Dissertação: WebQuest: uma proposta para o ensino de história e cultura afro-
brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Discente:

LILIAN DE PAULA LIMA

Orientador (a):

Danilo Rabelo

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

04/10/2024

Título do Produto Educacional:

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E O COMBATE AO RACISMO

Tipo do Produto:

Desenvolvimento de site.

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870631

 

Título da Dissertação:

Formação de professores: ações escolares psicanaliticamente orientadas
que discutam tendência à automutilação e à ideação suicida

Discente:

MARIA ZILMA FERREIRA SANTOS

Orientador (a):

Silvana Matias Freire

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

16/01/2024

Título do Produto Educacional:

CONHECIMENTOS SOBRE ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO,
PSICANÁLISE E POLÍTICAS PÚBLICAS: ações escolares produzidas
pelos docentes que discutam tendência à automutilação e à ideação suicida
no ambiente escolar

Tipo do Produto:

E-book

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740871

 

Título da Dissertação:

Os aplicativos educacionais à luz da pedagogia histórico-crítica no ensino e na aprendizagem de matemática


Discente:

PAULO CÉSAR VIEIRA DUARTE

Orientador (a):

Moema Gomes Moraes

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

08/07/2024

Título do Produto Educacional:

UMA ABORDAGEM DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE

Tipo do Produto:

Livro em formato digital – e-book

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869135

 

 

Título da Dissertação:

Estudo dos Reflexos do Plano de Ações Articuladas na
Educação Básica: na escola pública da rede estadual em Goiânia

Discente:

PEDRO BARRETO GOMES

Orientador (a):

Glauco Roberto Gonçalves

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

29/01/2024

Título do Produto Educacional:

Reflexos do Plano de Ações Articuladas na Educação Básica: na escola pública da rede estadual em Goiânia

Tipo do Produto:

Cursos de curta duração

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742336

 

Título da Dissertação:

A ocupação do Jardim Nova Esperança: narrativas de estudantes da rede Municipal de Goiânia

Discente:

RAFAELA PAULA HONORATO

Orientador (a):

Glauco Roberto Gonçalves

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

06/02/2024

Título do Produto Educacional:

MEU LUGAR NO MUNDO: Acervo digital e sequência didática Jardim Nova Esperança

Tipo do Produto:

Sequência Didática e objeto de aprendizagem e pesquisa

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741850

 

Título da Dissertação:

Algoritmos do silêncio: as relações entre o ensino e as aprendizagens de estudantes surdos e professor, em atividades de programação com o Scratch

Discente:

RAISSON ALVES DA SILVA

Orientador (a):

Elisabeth Cristina de Faria

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

10/05/2024

Título do Produto Educacional:

ALGORITMOS DO SILÊNCIO: as possibilidades do Scratch para o aluno surdo

Tipo do Produto:

Texto de apoio - e-book

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778207

 

Título da Dissertação:

Contos de José J. Veiga: entre o real e o insólito nas práticas de leitura literária na Educação de Jovens e Adultos

Discente:

RAQUEL MARTINS

Orientador (a):

Vivianne Fleury de Faria

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Data de defesa:

21/05/2024

Título do Produto Educacional:

CADERNO DE LEITURA LITERÁRIA: José J. Veiga na EJA

Tipo do Produto:

Livro paradidático

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748333

 

Título da Dissertação: As relações étnico-raciais na experiência cineclubista escolar

Discente:

ROSANA ALMEIDA PORTO

Orientador (a):

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

02/07/2024

Título do Produto Educacional:

ROTEIRO DE EXPERIÊNCIAS CINECLUBISTAS

Tipo do Produto:

Roteiro de experiências cineclubistas

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868834

 

Título da Dissertação:

Construções identitárias de crianças negras: o uso de pôsteres
como resultado da linguagem imagética em uma escola do município
de Jussara (GO)

Discente:

SADRACK OLIVEIRA ALVES

Orientador (a):

Anna Maria Dias Vreeswijk

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

11/10/2024

Título do Produto Educacional:

ONDE EU ME VEJO? Portfólio de autorrepresentação identitária

Tipo do Produto:

Portfólio

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917148

 

Título da Dissertação:

A biblioteca escolar e sua contribuição para uma educação
antirracista: utilização da literatura negro-brasileira na parceria entre
bibliotecária(o) e professoras(es) a partir do uso do livro Becos da
Memória

Discente:

THAÍS GABRIELLY FERNANDES SOUSA

Orientador (a):

Anna Maria Dias Vreeswijk

Co-orientador (a):

---

Linha de Pesquisa:

Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Data de defesa:

27/09/2024

Título do Produto Educacional:

A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA A PARTIR DA LITERATURA
NEGRO-BRASILEIRA: interlocuções entre Becos da memória e as
disciplinas do Novo Ensino Médio

Tipo do Produto:

Guia de atividades.

Produto no Portal eduCAPES:

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870538