Título: Conteúdos culturais em um livro didático de Espanhol como língua estrangeira: uma discussão em uma perspectiva intercultural e uma proposta didática
Discente: Jandira Francisca de Sá Bulzacchelli
Orientador (a): Prof. Dr. Newton Freire Murce Filho
Co-orientadora: Profa. Dra. Magali Saddi Duarte
Título: Conteúdos culturais em um livro didático de Espanhol como língua estrangeira: uma discussão em uma perspectiva intercultural e uma proposta didática
Linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes
Ano: 2015
Resumo: A importância de se discutir o estudo de conteúdos culturais no processo-aprendizagem de LE em uma perspectiva intercultural, de modo a contribuir para a constituição de uma sociedade mais harmônica, tolerante e menos preconceituosa. Buscou-se averiguar os conteúdos culturais do livro didático de língua espanhola Cercanía, em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de modo a conhecer a concepção de ensino, os conteúdos culturais , verificando quais desses conteúdos culturais favorecem a aprendizagem de LE, entre outros. Verificou-se que os dados do livro didático cumprem, em parte, com o que se propõe, apresentando uma visão multicultural, de abordagem comunicativa, integrando língua e cultura. Além disso, verificou-se que os tipos de cultura não são fatores determinantes para a promoção do processo de ensino-aprendizagem intercultural, mas sim a realização de atividades de compreensão leitora que favorecem leituras críticas dos aspectos linguísticos e culturais da língua-alvo e língua materna.
Produto educacional: Proposta de ação didática