Título: Diretrizes curriculares e a formação continuada de professores de geografia na rede municipal de educação de goiânia (2005 - 2012)

Discente: Inez Maria Milhome Viana

Orientador (a): Profa. Dra. Eunice Isaías da Silva

Linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Resumo: A presente pesquisa buscou refletir sobre a formação continuada de professores de Geografia por meio dos Grupos de Trabalho e Estudo (GTE) – Currículo. O GTE tinha como objetivo a reformulação das Diretrizes Curriculares para a Educação Fundamental da Infância e da Adolescência na Rede Municipal de Educação de Goiânia, e observar o reflexo desse processo no contexto da prática pedagógica do professor. Os professores ampliaram suas concepções sobre os Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano? Como esses sujeitos compreendem e articulam os princípios essenciais da Proposta Pedagógica da RME e das Diretrizes Curriculares que ajudaram a elaborar? Que mudanças na prática pedagógica podem ser atribuídas à participação desses professores no GTE?  A investigação foi de cunho qualitativo, utilizando-se como procedimentos a pesquisa documental, a aplicação de questionário para a coleta de dados sobre a participação dos professores no GTE de Geografia e sobre as implicações dessa participação em sua prática pedagógica, além da observação participante em sala de aula, caracterizada pela interação entre pesquisador e os sujeitos pesquisados. Os resultados obtidos permitem concluir que o GTE de Currículo se constituiu em um importante espaço formativo de troca de ideias, de experiências e debates entres os pares, favorecendo diretamente a ação do professor na instituição escolar. Isto motivou a elaboração de uma proposta de projeto de formação de professores de Geografia, como um dos produtos resultantes da pesquisa.

Produto educacional: Projeto de Curso - formação continuada de professores de geografia: desafios da prática pedagógica . Este curso tem como foco a formação dos professores de Geografia que atuam nas escolas organizadas em Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano, proposta que é produto da pesquisa de mestrado sobre as Diretrizes Curriculares e a Formação Continuada de Professores de Geografia na Rede Municipal de Educação de Goiânia (2005 - 2012). Os resultados obtidos na pesquisa permitiram concluir que o Grupo de Trabalho e Estudo (GTE) de Currículo de Geografia se constituiu em um importante espaço formativo de troca de ideias, de experiências e debates entres os pares, favorecendo diretamente a ação do professor na instituição escolar.