Título: A prática da leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno no ensino médio

Discente: Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro

Orientador (a): Profa. Dra. Célia Sebastiana Silva

Linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Resumo: O presente trabalho constitui um estudo sobre a leitura de poesia para a formação humana e crítica do aluno de Ensino Médio. O objeto de pesquisa é a leitura de poesia de dois poetas modernos e dois contemporâneos, sendo eles: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, José Paulo Paes e Paulo Leminski. Esta investigação discute o papel da poesia em sala de aula, considerando o processo de escolarização da leitura literária, bem como investiga como a poesia desses poetas pode contribuir para a formação humana e crítica de alunos no Ensino Médio. A parte prática da pesquisa consiste em uma coleta de dados em uma escola pública estadual, com uma intervenção nas aulas de Língua Portuguesa da primeira série do Ensino Médio; aplicação de questionários; produções dissertativas e confecção de um memorial de leitura, que contemplam as indagações da pesquisa. Como referencial teórico, são considerados os estudos de Jorge Larrosa (2000), Antonio Candido (2004), Todorov (2009), Octávio Paz (1993); e os documentos Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1999); Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCPEM, 2006), entre outros. Os resultados deste estudo apontam para a mediação da leitura em sala de aula e a formação crítica e humana.

Produto educacional: Sequência didática - gênero lírico

Investigar como a poesia, especialmente, a de Carlos Drummond de Andrade, de Manuel Bandeira, de José Paulo Paes e Paulo Leminski, pode contribuir para a formação humana e crítica de alunos do Ensino Médio.