Título: FORMAÇÃO COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIOHISTÓRICO- CULTURAL: A DIALÉTICA DA INCLUSÃO

Discente: VERA KRAN GOMES MIRANDA

Orientador (a): Profa. Dra. Deise Nanci de Castro Mesquita

Título: FORMAÇÃO COLABORATIVA NA PERSPECTIVA SÓCIOHISTÓRICO- CULTURAL: A DIALÉTICA DA INCLUSÃO

Linha de pesquisa: Práticas escolares e aplicação do conhecimento

Ano: 2015

Resumo: Esta dissertação é resultado de um projeto de formação colaborativa desenvolvido com professores de educação infantil e de primeira fase da educação básica ligados à Secretaria Municipal de Educação de Rialma (SME), em Goiás. Em uma perspectiva dialética inclusiva, esta pesquisa-ação se preocupa com a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Todo o trabalho se desenvolveu na tentativa de explicar como, em cada etapa, as professoras assimilaram as teorias críticas de educação, desfizeram-se de alguns conceitos antigos e criaram planos de aulas que, por meio da prática fundamentada teoricamente, serviu de base para a organização, a aplicação e a reelaboração de atividades de letramento. Mediados pela professora, em um processo dialético de inclusão, foram desenvolvidos trabalhos colaborativos nos pequenos grupos de alunos, criando uma interdependência positiva de ensino e aprendizagem entre os pares menos e mais experientes. 

Produto educacional: Plano de atividades – sequência didática