Produtos Educacionais e Dissertações - 2018
Dissertações e Produtos Educacionais - 2018
(clique no título da dissertação para fazer o download)
| Título da Dissertação: | ESTRATÉGIAS E MEDIAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA | 
| Discente: | DANILO BORGES CAETANO | 
| Orientador (a): | PROFA. DRA. JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 04/06/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA PARA TODOS | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574973 | 
| Título da Dissertação: | O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA PROPOSTA À LUZ DA METODOLOGIA CRÍTICOSUPERADORA | 
| Discente: | DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER | 
| Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 21/07/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORA | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574986 | 
| Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS | 
| Discente: | DEUZENI GOMES DA SILVA | 
| Orientador (a): | PROFA. DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 29/07/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES | 
| Tipo do Produto: | CURSO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560924 | 
| Título da Dissertação: | O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS MÃOS: LIBRAS, BILINGUISMO E INCLUSÃO | 
| Discente: | GRAZIELLE LOPES DA MOTA BUENO | 
| Orientador (a): | PROF. DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 09/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | O GLOSSÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LIBRAS\ PORTUGUÊS | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561288 | 
| Título da Dissertação: | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| Discente: | IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA KAADI | 
| Orientador (a): | PROFA. DRA. ILSE LEONE BORGES CHAVES DE OLIVEIRA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 14/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561289 | 
| Título da Dissertação: | A MEDIAÇAO DOCENTE DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | 
| Discente: | JULIANA CAIXETA PADILHA | 
| Orientador (a): | PROF. DR. MARIA IZABEL BARNEZ PIGNATA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 10/04/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | COLETÂNEA: ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS | 
| Tipo do Produto: | CADERNO PEDAGÓGICO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561291 | 
| Título da Dissertação: | A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO CONTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| Discente: | JULIANA SILVA ALVES OLIVEIRA | 
| Orientador (a): | DRA ELISANDRA FILLETTI MOURA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 18/12/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | TRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEM | 
| Tipo do Produto: | MINICURSO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574987 | 
| Título da Dissertação: | A (DES)MOTIVAÇÃO DO ALUNO PELO ENSINO DE HISTÓRIA AO FINAL DO NÍVEL FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA | 
| Discente: | JÚNIO MATILDES MACÊDO | 
| Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 24/08/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | O PROTAGONISMO DO ALUNO E A MOTIVAÇÃO ESCOLAR | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574989 | 
| Título da Dissertação: | JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA | 
| Discente: | LEONARLLEY RODRIGO SILVA BARBOSA | 
| Orientador (a): | PROFA. DRA. MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO ROCHA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 01/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA | 
| Tipo do Produto: | PROJETO DE EXTENSÃO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561292 | 
| Título da Dissertação: | A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: LEITURAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE -GO | 
| Discente: | LÍDIA SILVA RODRIGUES | 
| Orientador (a): | DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 15/07/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA LITERÁRIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| Tipo do Produto: | CURSO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561250 | 
| Título da Dissertação: | APOIO ITINERANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BURITI ALEGRE-GO | 
| Discente: | LUCIENE GUERRA DOS SANTOS | 
| Orientador (a): | DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA | 
| Co-orientador (a): | MS. SEGISMUNDA SAMPAIO DA SILVA NETA | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 18/07/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTE | 
| Tipo do Produto: | MATERIAL PARADIDÁTICO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574991 | 
| Título da Dissertação: | CURRÍCULO E CULTURA: UMA PROPOSTA DE (RE) DESENHO CURRICULAR DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO | 
| Discente: | MARCOS ANTONIO PEREIRA MARTINS | 
| Orientador (a): | DR. GLAUCO ROBERTO GONÇALVES | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 02/03/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | - | 
| Tipo do Produto: | |
| Produto no Portal eduCAPES: | - | 
| Título da Dissertação: | A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES | 
| Discente: | NAIÁ MÁRJORE MARRONE ALVES | 
| Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 12/11/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561302 | 
| Título da Dissertação: | SUJEITO, LINGUAGEM E TRANSMISSÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LIBRAS/ PORTUGUÊS ESCRITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BILÍNGUE | 
| Discente: | PATRÍCIA MARIA JESUS DA SILVA | 
| Orientador (a): | DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA | 
| Co-orientador (a): | DRA. SILVANA MATIAS FREIRE | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 03/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | GT ENSINO DISCURSIVO DE LIBRAS / PORTUGUÊS ESCRITO: VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES | 
| Tipo do Produto: | - | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572990 | 
| Título da Dissertação: | A VISÃO DO ALUNO DA MODALIDADE EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 
| Discente: | PAULA GONÇALVES REZENDE DOS SANTOS | 
| Orientador (a): | DRA. GENE MARIA VIEIRA LYRA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 30/11/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | CADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA | 
| Tipo do Produto: | CADERNO DE APOIO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561344 | 
| Título da Dissertação: | ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA | 
| Discente: | RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA | 
| Orientador (a): | DRA. LUZIA RODRIGUES DA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 19/09/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561346 | 
| Título da Dissertação: | POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E FORMAÇÃO DO LEITOR: A PRODUÇÃO POÉTICA DE HELENO GODOY EM SALA DE AULA | 
| Discente: | RENATA MAGALHÃES VAZ ASSIS | 
| Orientador (a): | DRA. CÉLIA SEBASTIANA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 28/09/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | HELENO POR HELENO | 
| Tipo do Produto: | VÍDEO | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572953 | 
| Título da Dissertação: | O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 
| Discente: | ROBERTA ALVES DA SILVA | 
| Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 30/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561347 | 
| Título da Dissertação: | A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 5º ANO DO CEPAE/UFG | 
| Discente: | ROSEMARILANY BARBOSA GUIDA | 
| Orientador (a): | DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 08/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INCENTIVANDO A LEITURA DO GÊNERO DRAMÁTICO NA BIBLIOTECA ESCOLAR | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561348 | 
| Título da Dissertação: | UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | 
| Discente: | SIELY DA SILVA GUIMARÃES | 
| Orientador (a): | MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES | 
| Data de defesa: | 27/08/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | MEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA | 
| Tipo do Produto: | E-BOOK | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561351 | 
| Título da Dissertação: | QUEM ROUBOU O MEU FUTURO? O TEXTO DRAMÁTICO DE SYLVIA ORTHOF NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 
| Discente: | TAISE MILHOMEM BORGES MATOS | 
| Orientador (a): | DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 10/10/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETO DE LEITURA DRAMÁTICA | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561352 | 
| Título da Dissertação: | CULTURA NEGRA NA SALA DE AULA: UM NOVO OLHAR PARA O QUILOMBO DO CEDRO | 
| Discente: | TATIANNE SILVA SANTOS | 
| Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 12/04/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | UM GIRASSOL PARA TIANA | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561353 | 
| Título da Dissertação: | RACISMO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA EJA | 
| Discente: | THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA BORGES | 
| Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK | 
| Co-orientador (a): | - | 
| Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO | 
| Data de defesa: | 28/11/2018 | 
| Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA | 
| Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354 | 
 
    