Título: O ensino de Judô como possibilidade de minimização da violência física entre alunos
Discente: Orozimbo Cordeiro Júnior
Orientador (a): Profa. Dra. Sônia Santana Costa
Título: O ensino de Judô como possibilidade de minimização da violência física entre alunos
Linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes
Ano: 2015
Resumo: A pesquisa investiga como a prática pedagógica do judô pode diagnosticar, prevenir e minimizar a violência entre alunos. Alguns outros objetivos são diagnosticar as situações de violência física no contexto escolar para se compreender a dinâmica das relações interpessoais dos alunos; verificar a atuação do corpo docente e de funcionários em relação a esse fenômeno. A partir da constatação desses fatores, propomo-nos a ministrar aulas com o ensino do judô a fim de adequar seus elementos constitutivos numa perspectiva educacional e preventiva à violência física na escola, entre outros. A pesquisa foi realizada no CEPAE/UFG, em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental.
Produto educacional: Apostila utilizando o judô como um conteúdo viável no combate e prevenção da violência física na escola.