Título: O ensino de Judô como possibilidade de minimização da violência física entre alunos

Discente: Orozimbo Cordeiro Júnior

Orientador (a): Profa. Dra. Sônia Santana Costa

Linha de pesquisa: Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes

Ano: 2015

Resumo: A pesquisa  investiga como a prática pedagógica do judô pode diagnosticar, prevenir e minimizar a violência entre alunos. Alguns outros objetivos são diagnosticar as situações de violência física no contexto escolar para se compreender a dinâmica das relações interpessoais  dos alunos; verificar a atuação do corpo docente e de funcionários em relação a esse fenômeno. A partir da constatação desses fatores, propomo-nos a ministrar aulas com o ensino do judô a fim de  adequar seus elementos constitutivos numa perspectiva educacional e preventiva à violência física na escola, entre outros.  A pesquisa foi realizada no CEPAE/UFG, em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental.

Produto educacional: Apostila utilizando o judô como um conteúdo viável no combate e prevenção da violência física na escola.