Produtos Educacionais e Dissertações - 2018

 

Dissertações e Produtos Educacionais - 2018

 

(clique no título da dissertação para fazer o download)

 

Título da Dissertação: ESTRATÉGIAS E MEDIAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Discente: DANILO BORGES CAETANO
Orientador (a): PROFA. DRA. JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
04/06/2018
Título do Produto Educacional: PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA PARA TODOS
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574973

 

Título da Dissertação: O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E
LIMITES DE UMA PROPOSTA À LUZ DA METODOLOGIA CRÍTICOSUPERADORA
Discente: DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER
Orientador (a): DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
21/07/2018
Título do Produto Educacional: O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORA
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574986

 

Título da Dissertação: EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS
Discente: DEUZENI GOMES DA SILVA
Orientador (a): PROFA. DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
29/07/2018
Título do Produto Educacional: PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
Tipo do Produto: CURSO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560924

 

Título da Dissertação: O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS MÃOS: LIBRAS, BILINGUISMO E INCLUSÃO
Discente: GRAZIELLE LOPES DA MOTA BUENO
Orientador (a): PROF. DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
09/10/2018
Título do Produto Educacional: O GLOSSÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LIBRAS\ PORTUGUÊS
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561288

 

Título da Dissertação: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Discente: IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA KAADI
Orientador (a): PROFA. DRA. ILSE LEONE BORGES CHAVES DE OLIVEIRA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
14/10/2018
Título do Produto Educacional: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561289

 

Título da Dissertação: A MEDIAÇAO DOCENTE DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Discente: JULIANA CAIXETA PADILHA
Orientador (a): PROF. DR. MARIA IZABEL BARNEZ PIGNATA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
10/04/2018
Título do Produto Educacional: COLETÂNEA: ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Tipo do Produto: CADERNO PEDAGÓGICO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561291

 

Título da Dissertação: A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO CONTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Discente: JULIANA SILVA ALVES OLIVEIRA
Orientador (a): DRA ELISANDRA FILLETTI MOURA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
18/12/2018
Título do Produto Educacional: TRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEM
Tipo do Produto: MINICURSO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574987

 

Título da Dissertação: A (DES)MOTIVAÇÃO DO ALUNO PELO ENSINO DE HISTÓRIA
AO FINAL DO NÍVEL FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA
PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA
Discente: JÚNIO MATILDES MACÊDO
Orientador (a): DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
24/08/2018
Título do Produto Educacional: O PROTAGONISMO DO ALUNO E A MOTIVAÇÃO ESCOLAR
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574989

 

Título da Dissertação: JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA
Discente: LEONARLLEY RODRIGO SILVA BARBOSA
Orientador (a): PROFA. DRA. MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO ROCHA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
01/10/2018
Título do Produto Educacional: JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA
Tipo do Produto: PROJETO DE EXTENSÃO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561292

 

Título da Dissertação: A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: LEITURAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE -GO
Discente: LÍDIA SILVA RODRIGUES
Orientador (a): DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
15/07/2018
Título do Produto Educacional: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA LITERÁRIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tipo do Produto: CURSO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561250

 

Título da Dissertação: APOIO ITINERANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BURITI ALEGRE-GO
Discente: LUCIENE GUERRA DOS SANTOS
Orientador (a): DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA
Co-orientador (a): MS. SEGISMUNDA SAMPAIO DA SILVA NETA
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
18/07/2018
Título do Produto Educacional: CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTE
Tipo do Produto: MATERIAL PARADIDÁTICO 
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574991

 

Título da Dissertação: CURRÍCULO E CULTURA: UMA PROPOSTA DE (RE) DESENHO CURRICULAR DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
Discente: MARCOS ANTONIO PEREIRA MARTINS
Orientador (a): DR. GLAUCO ROBERTO GONÇALVES
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
02/03/2018
Título do Produto Educacional: -
Tipo do Produto:  
Produto no Portal eduCAPES: -

 

Título da Dissertação: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Discente: NAIÁ MÁRJORE MARRONE ALVES
Orientador (a): DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
12/11/2018
Título do Produto Educacional: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561302

 

Título da Dissertação: SUJEITO, LINGUAGEM E TRANSMISSÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LIBRAS/ PORTUGUÊS ESCRITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BILÍNGUE
Discente: PATRÍCIA MARIA JESUS DA SILVA
Orientador (a): DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA
Co-orientador (a): DRA. SILVANA MATIAS FREIRE
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
03/10/2018
Título do Produto Educacional: GT ENSINO DISCURSIVO DE LIBRAS / PORTUGUÊS ESCRITO: VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Tipo do Produto: -
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572990

 

Título da Dissertação: A VISÃO DO ALUNO DA MODALIDADE EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Discente: PAULA GONÇALVES REZENDE DOS SANTOS
Orientador (a): DRA. GENE MARIA VIEIRA LYRA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
30/11/2018
Título do Produto Educacional: CADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA
Tipo do Produto: CADERNO DE APOIO
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561344

 

Título da Dissertação: ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA
Discente: RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA
Orientador (a): DRA. LUZIA RODRIGUES DA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
19/09/2018
Título do Produto Educacional: ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561346

 

Título da Dissertação: POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E FORMAÇÃO DO LEITOR: A PRODUÇÃO POÉTICA DE HELENO GODOY EM SALA DE AULA
Discente: RENATA MAGALHÃES VAZ ASSIS
Orientador (a): DRA. CÉLIA SEBASTIANA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
28/09/2018
Título do Produto Educacional: HELENO POR HELENO
Tipo do Produto: VÍDEO 
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572953

 

Título da Dissertação: O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Discente: ROBERTA ALVES DA SILVA
Orientador (a): DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
30/10/2018
Título do Produto Educacional: O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561347

 

Título da Dissertação: A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA
EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 5º ANO DO CEPAE/UFG
Discente: ROSEMARILANY BARBOSA GUIDA
Orientador (a): DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
08/10/2018
Título do Produto Educacional: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INCENTIVANDO A LEITURA DO GÊNERO DRAMÁTICO NA BIBLIOTECA ESCOLAR
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561348

 

Título da Dissertação: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Discente: SIELY DA SILVA GUIMARÃES
Orientador (a): MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES
Data de defesa:
27/08/2018
Título do Produto Educacional: MEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
Tipo do Produto: E-BOOK
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561351

 

Título da Dissertação: QUEM ROUBOU O MEU FUTURO? O TEXTO DRAMÁTICO DE SYLVIA ORTHOF NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Discente: TAISE MILHOMEM BORGES MATOS
Orientador (a): DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
10/10/2018
Título do Produto Educacional: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETO DE LEITURA DRAMÁTICA
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561352

 

Título da Dissertação: CULTURA NEGRA NA SALA DE AULA: UM NOVO OLHAR PARA O QUILOMBO DO CEDRO
Discente: TATIANNE SILVA SANTOS
Orientador (a): DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
12/04/2018
Título do Produto Educacional: UM GIRASSOL PARA TIANA
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561353

 

Título da Dissertação: RACISMO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA EJA
Discente: THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA BORGES
Orientador (a): DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK
Co-orientador (a): -
Linha de Pesquisa: PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Data de defesa:
28/11/2018
Título do Produto Educacional: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tipo do Produto: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Produto no Portal eduCAPES: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354