Produtos Educacionais e Dissertações - 2018
Dissertações e Produtos Educacionais - 2018
(clique no título da dissertação para fazer o download)
Título da Dissertação: | ESTRATÉGIAS E MEDIAÇÕES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
Discente: | DANILO BORGES CAETANO |
Orientador (a): | PROFA. DRA. JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
04/06/2018 |
Título do Produto Educacional: | PROJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA PARA TODOS |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574973 |
Título da Dissertação: | O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA PROPOSTA À LUZ DA METODOLOGIA CRÍTICOSUPERADORA |
Discente: | DAYSE ALISSON CAMARA CAUPER |
Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
21/07/2018 |
Título do Produto Educacional: | O ENSINO DO ESPORTE ORIENTAÇÃO, NO ENSINO MÉDIO, A LUZ DA METODOLOGIA CRITICO-SUPERADORA |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574986 |
Título da Dissertação: | EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS MAIS EDUCAÇÃO E NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DE GOIÁS |
Discente: | DEUZENI GOMES DA SILVA |
Orientador (a): | PROFA. DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
29/07/2018 |
Título do Produto Educacional: | PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES |
Tipo do Produto: | CURSO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/560924 |
Título da Dissertação: | O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM AS MÃOS: LIBRAS, BILINGUISMO E INCLUSÃO |
Discente: | GRAZIELLE LOPES DA MOTA BUENO |
Orientador (a): | PROF. DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
09/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | O GLOSSÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LIBRAS\ PORTUGUÊS |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561288 |
Título da Dissertação: | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Discente: | IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA KAADI |
Orientador (a): | PROFA. DRA. ILSE LEONE BORGES CHAVES DE OLIVEIRA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
14/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561289 |
Título da Dissertação: | A MEDIAÇAO DOCENTE DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GENÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Discente: | JULIANA CAIXETA PADILHA |
Orientador (a): | PROF. DR. MARIA IZABEL BARNEZ PIGNATA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
10/04/2018 |
Título do Produto Educacional: | COLETÂNEA: ESCRITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Tipo do Produto: | CADERNO PEDAGÓGICO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561291 |
Título da Dissertação: | A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO CONTO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Discente: | JULIANA SILVA ALVES OLIVEIRA |
Orientador (a): | DRA ELISANDRA FILLETTI MOURA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
18/12/2018 |
Título do Produto Educacional: | TRABALHANDO AS NARRATIVAS CURTAS, NUMA PERSPECTIVA INTERACIONAL E FUNCIONALISTA DE LINGUAGEM |
Tipo do Produto: | MINICURSO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574987 |
Título da Dissertação: | A (DES)MOTIVAÇÃO DO ALUNO PELO ENSINO DE HISTÓRIA AO FINAL DO NÍVEL FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA |
Discente: | JÚNIO MATILDES MACÊDO |
Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
24/08/2018 |
Título do Produto Educacional: | O PROTAGONISMO DO ALUNO E A MOTIVAÇÃO ESCOLAR |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574989 |
Título da Dissertação: | JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA |
Discente: | LEONARLLEY RODRIGO SILVA BARBOSA |
Orientador (a): | PROFA. DRA. MARIA ALICE DE SOUSA CARVALHO ROCHA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
01/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | JORNAL FOLHINHA APLICADA ON-LINE: UM EXERCÍCIO DE AUTORIA |
Tipo do Produto: | PROJETO DE EXTENSÃO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561292 |
Título da Dissertação: | A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: LEITURAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE RIO VERDE -GO |
Discente: | LÍDIA SILVA RODRIGUES |
Orientador (a): | DRA. SÔNIA SANTANA DA COSTA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
15/07/2018 |
Título do Produto Educacional: | CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM LEITURA LITERÁRIA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Tipo do Produto: | CURSO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561250 |
Título da Dissertação: | APOIO ITINERANTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BURITI ALEGRE-GO |
Discente: | LUCIENE GUERRA DOS SANTOS |
Orientador (a): | DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA |
Co-orientador (a): | MS. SEGISMUNDA SAMPAIO DA SILVA NETA |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
18/07/2018 |
Título do Produto Educacional: | CADERNO DE APOIO AO PROFESSOR ITINERANTE |
Tipo do Produto: | MATERIAL PARADIDÁTICO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574991 |
Título da Dissertação: | CURRÍCULO E CULTURA: UMA PROPOSTA DE (RE) DESENHO CURRICULAR DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO |
Discente: | MARCOS ANTONIO PEREIRA MARTINS |
Orientador (a): | DR. GLAUCO ROBERTO GONÇALVES |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
02/03/2018 |
Título do Produto Educacional: | - |
Tipo do Produto: | |
Produto no Portal eduCAPES: | - |
Título da Dissertação: | A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Discente: | NAIÁ MÁRJORE MARRONE ALVES |
Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
12/11/2018 |
Título do Produto Educacional: | A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561302 |
Título da Dissertação: | SUJEITO, LINGUAGEM E TRANSMISSÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LIBRAS/ PORTUGUÊS ESCRITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BILÍNGUE |
Discente: | PATRÍCIA MARIA JESUS DA SILVA |
Orientador (a): | DRA. DEISE NANCI DE CASTRO MESQUITA |
Co-orientador (a): | DRA. SILVANA MATIAS FREIRE |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
03/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | GT ENSINO DISCURSIVO DE LIBRAS / PORTUGUÊS ESCRITO: VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES |
Tipo do Produto: | - |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572990 |
Título da Dissertação: | A VISÃO DO ALUNO DA MODALIDADE EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE SEUS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Discente: | PAULA GONÇALVES REZENDE DOS SANTOS |
Orientador (a): | DRA. GENE MARIA VIEIRA LYRA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
30/11/2018 |
Título do Produto Educacional: | CADERNO DE APOIO PARA A EQUIPE ATUANTE NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES NA MODALIDADE EJA |
Tipo do Produto: | CADERNO DE APOIO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561344 |
Título da Dissertação: | ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA |
Discente: | RENATA HERWIG DE MORAES SOUZA |
Orientador (a): | DRA. LUZIA RODRIGUES DA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
19/09/2018 |
Título do Produto Educacional: | ESCRITA E PRÁTICAS INTERLOCUTIVAS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO E DE RELATO DE MEMÓRIA |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561346 |
Título da Dissertação: | POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E FORMAÇÃO DO LEITOR: A PRODUÇÃO POÉTICA DE HELENO GODOY EM SALA DE AULA |
Discente: | RENATA MAGALHÃES VAZ ASSIS |
Orientador (a): | DRA. CÉLIA SEBASTIANA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
28/09/2018 |
Título do Produto Educacional: | HELENO POR HELENO |
Tipo do Produto: | VÍDEO |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572953 |
Título da Dissertação: | O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
Discente: | ROBERTA ALVES DA SILVA |
Orientador (a): | DR. ALCIR HORÁCIO DA SILVA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
30/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | O CONSELHO DE CLASSE NO CEPAE/UFG: IMPLICAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SITE |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561347 |
Título da Dissertação: | A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA BIBLIOTECA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 5º ANO DO CEPAE/UFG |
Discente: | ROSEMARILANY BARBOSA GUIDA |
Orientador (a): | DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
08/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INCENTIVANDO A LEITURA DO GÊNERO DRAMÁTICO NA BIBLIOTECA ESCOLAR |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561348 |
Título da Dissertação: | UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE ERROS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Discente: | SIELY DA SILVA GUIMARÃES |
Orientador (a): | MARCOS ANTONIO GONÇALVES JÚNIOR |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES |
Data de defesa: |
27/08/2018 |
Título do Produto Educacional: | MEU ALUNO ERROU! E AGORA? NARRANDO EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
Tipo do Produto: | E-BOOK |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561351 |
Título da Dissertação: | QUEM ROUBOU O MEU FUTURO? O TEXTO DRAMÁTICO DE SYLVIA ORTHOF NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Discente: | TAISE MILHOMEM BORGES MATOS |
Orientador (a): | DRA. VIVIANNE FLEURY DE FARIA |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
10/10/2018 |
Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROJETO DE LEITURA DRAMÁTICA |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561352 |
Título da Dissertação: | CULTURA NEGRA NA SALA DE AULA: UM NOVO OLHAR PARA O QUILOMBO DO CEDRO |
Discente: | TATIANNE SILVA SANTOS |
Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
12/04/2018 |
Título do Produto Educacional: | UM GIRASSOL PARA TIANA |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561353 |
Título da Dissertação: | RACISMO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DO ENSINO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA ESCOLA EJA |
Discente: | THÂMARA NAYARA ALVES PEREIRA BORGES |
Orientador (a): | DRA. ANNA MARIA DIAS VREESWIJK |
Co-orientador (a): | - |
Linha de Pesquisa: | PRÁTICAS ESCOLARES E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Data de defesa: |
28/11/2018 |
Título do Produto Educacional: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Tipo do Produto: | SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Produto no Portal eduCAPES: | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561354 |